Com recorde de turistas, Colômbia apresenta nova campanha a operadores brasileiros

Felipe Jaramillo, presidente da Procolombia

Felipe Jaramillo, presidente da Procolombia

A música foi o meio escolhido pela Colômbia para promover o país como destino internacional. Lançada em dezembro de 2017, a campanha “Colômbia, terra da sabrosura” foca na diversidade, na emoção e na paz para mostrar as belezas e as diversas possibilidades para o turista.

A ação será composta por 11 vídeos que contarão os atrativos de cada região em músicas cantadas por grandes estrelas colombianas. Até o momento já foram lançados quatro vídeos (Paisaje Cultural Cafetero, Medellín, Amazonas e Llanos Orientales) que juntos já somam mais de 26 milhões de visualizações.

Confira um dos vídeos da campanha

A nova estratégia de promoção surge em um momento em que o país aparece com destaque no turismo internacional, com evolução no turismo de lazer e negócios. O país teve um 2017 histórico, totalizando 6,5 milhões de turistas estrangeiros, 1,4 milhões a mais que em 2016.

“A Colômbia vive um momento muito importante na indústria do turismo, e isso é decorrente da sensação de segurança. As cifras mostram que crescemos 24% em turistas internacionais e os meios especializados estão falando da Colômbia. Neste contexto decidimos lançar uma nova campanha de promoção turística internacional”, afirma Felipe Jaramillo, presidente da Procolombia, agência responsável pela promoção turística do país.

Terra da Sabrosura substitui a campanha anterior, “Colombia es realismo mágico”, que vigorou por quatro anos. “No momento em que o país está na moda é importante potencializar todos os esforços de promoção. Tivemos uma campanha de muito sucesso, que é Realismo Mágico, mas com quatro anos ela tem um desgaste natural, como todas as campanhas. Então nós entendemos que neste momento era importante ter uma campanha fresca”, ressalta Jaramillo.

Além de promover destinos já tradicionais, como Bogotá, Medellín, Cartagena, a nova campanha também tem como objetivo mostrar outros locais, que entraram no mapa do turismo colombiano após o acordo de paz com as guerrilhas.

“Estes grandes centros seguem recebendo grandes fluxos de turistas, mas agora estamos falando de uma Colômbia maior. Antes se podia visitar só os centros urbanos, mas com as novas condições, resultantes do acordo de paz, os turistas podem visitar todas as regiões da Colômbia, inclusive algumas que nunca tinha recebido turistas internacionais”, explica o presidente da Procolombia.

OPERADORES

A nova campanha foi lançada de maneira oficial aos operadores brasileiros em um almoço realizado nesta terça-feira (13), em São Paulo. O evento contou a presença da presidente da Braztoa, Magda Nassar, que ressaltou o bom trabalho realizado pela agência e reforçou o apoio  à promoção do destino. “Temos que seguir um país como a Colômbia, que prova que o bom trabalho faz diferença sim. Nós, operadores, estamos aqui juntos para vender este destino, conhecer e dar voz a esta nova campanha. É um destino que o brasileiro se apaixona e tem tudo que a gente quer”,  destacou.

Magda Nassar, presidente da Braztoa, com Felipe Jaramillo e Alejandro Paláez, presidente e diretor Brasil da Procolombia

 

BRASILEIROS NA COLÔMBIA

O número de turistas do Brasil na Colômbia vem seguindo um trajetória de crescimento constante, passando de 83 mil, em 2013, para 209 mil, se tornando o principal mercado emissor, atrás apenas de Estados Unidos e Venezuela. Além da promoção,  este crescimento é diretamente influenciado pela conectividade aérea, que nós últimos anos ampliou ainda mais permitindo o acesso a partir de outras capitais. Além de São Paulo, que conta com cinco frequências semanais, o Brasil também tem voos diretos para o destino partindo de Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Fortaleza.

“É muito interessante ter estes acessos, porque cidades como Manaus, por exemplo, não tem mais que ir a São Paulo para ir para Colombia, o que facilita o acesso. Este número de freqüências indica que  o Brasil é o país melhor conectado com Colômbia, juntamente com os Estados Unidos”, salienta Alejandro Peláez, diretor da Procolombia no Brasil.