10 coisas que o intercambista precisa saber sobre intercâmbio
Cursos
O aluno deve escolher a opção de educação e experiência internacional que melhor se adéqua ao seu objetivo profissional.
As opções existentes são: cursos regulares de idiomas, cursos de idiomas com atividades, cursos de idiomas com foco profissional, cursos de especialização, high school, graduação, pós-graduação, trabalho temporário no exterior e voluntariado.
O estudante que deseja aprender ou aperfeiçoar um idioma pode optar por diversas escolas em todo o mundo, com data de início às segundas-feiras ou no início de cada mês.
O curso de idioma com atividades é para os que desejam não só aprender o idioma, mas também aliá-lo a um hobby (gastronomia, dança, esporte, etc.) e conhecer pessoas com interesses em comum.
Quem quer aprender o idioma com foco na sua área de atuação profissional (direito, medicina, engenharia, etc.) e já tem um nível intermediário do idioma, pode se matricular em um curso de idioma especializado.
Para menores de 18 anos que ainda cursam o ensino médio, há duas opções: teen experience, com duração de três a cinco semanas e sem exigência de fluência no idioma do país escolhido. Uma espécie de “grupo de férias” que se reúne para atividades e aperfeiçoamento dos idiomas, sob a supervisão de professores e monitores da escola internacional escolhida.
A segunda opção é o high school, indicado para estudantes que já se comunicam em inglês e estão dispostos a passar seis meses em outro país, sob a supervisão de outra família.
Para aqueles que já têm o idioma, estão terminando o ensino médio e desejam cursar universidade no exterior ou os que já cursam a faculdade aqui no Brasil e gostariam de fazer uma parte desta em outro país para aprimorar o currículo, além de terem disponibilidade de ficar fora do país por um período mais longo, a melhor escolha é a da graduação.
A pós-graduação deve ser a escolha daqueles que já possuem o idioma, desejam aprimorar o currículo com uma experiência acadêmica no exterior, procuram uma vivência internacional e dispõem de um período maior para estudar fora.
O trabalho temporário no exterior é para os jovens com foco na experiência em trabalhar por até quatro meses fora do Brasil tendo uma remuneração em dólar.
Há também a opção de estudar e trabalhar meio expediente durante o período do intercâmbio de estudos de idioma, nesse caso o estudante precisará se aprimorar no idioma para conseguir um emprego no país escolhido.