10ª edição do Festival de Turismo das Cataratas começa na quarta …

DSC01568DSC01551DSC01552DSC01556DSC01557DSC01564

A décima edição do Festival de Turismo das Cataratas começará nesta quarta-feira, dia 17, com a presença das maiores autoridades de turismo do Brasil e do Mercosul. No encontro, as autoridades vão discutir temas importantes que envolvem principalmente Foz do Iguaçu. Entre os temas: A redução da Cota de compras, criação dos Free Shops e projetos que integram o turismo nos paises que contemplam o Mercosul.

Na manhã de terça-feira, 16, em entrevista à reportagem da Rádio Cultura, o ministro do Turismo do Brasil, Henrique Eduardo Alves, falou sobre o Festival e ressaltou que assuntos relevantes devem ser debatidos pelas autoridades.

“Temos que nos unir neste momento importante para o Mercosul, criar metas que desenvolvam e fortaleçam o elo turístico”, disse. Alves ressaltou ainda, a aproximação das Olimpíadas, evento que ocorrerá no Rio de Janeiro, “durante este evento é necessário criar áreas especiais para o turismo de maneira que seja integrada e pensando no futuro”, finalizou.

A ministra do Turismo do Paraguai, Marcela Bacigalupo, também conversou com a reportagem da Rádio Cultura e enfatizou que é importante gerar segmentos nas políticas regionais que envolvam o turismo no Mercosul. “o turismo é a pasta mais importante para se concretizar os paises que fazem parte do Mercosul, e vamos fazer várias reuniões para juntar as ideias e assim chegar a um projeto que fortaleça o turismo”.

Sobre a Redução da Cota de compras no Paraguai, a ministra disse que é inevitável não falar sobre o assunto quando se trata de fronteira. “A proposta esta sendo avaliada pelas autoridades dos países envolvidos. A cota forma parte de um eixo importante do comercio de fronteira, e por isso é preciso todo o debate e atenção no tema”, finalizou.

A solenidade de abertura será às 20 horas, no Recanto Cataratas Thermas Resort Convention, em Foz do Iguaçu. Ministro do Turismo abre edição histórica do FIT Cataratas.

Estão confirmadas as presenças do presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz; e do presidente da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Antonio Azevedo.

Também participarão da cerimônia a vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti; o prefeito de Foz, Reni Pereira; o presidente da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens e de Serviços), Darci Piana; o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Ivan Baptiston; o presidente da Paraná Turismo, Manoel Jacó Garcia Gimenes; além de secretários e dirigentes de turismo.

Para o coordenador do FIT Cataratas, Paulo Angeli, a evolução do festival também é evidenciada pela qualidade da programação e pelos seus números (todos os espaços comercializados, recorde de trabalhos científicos e diversidade de origem das caravanas), além do prestígio conquistado entre as autoridades de turismo do país e do exterior.

Angeli destaca ainda os grandes eventos paralelos, como o Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), Mercociudades (Reunião da Unidade Temática de Turismo) e Audiência Pública de Turismo. “A organização trabalhou para superar a marca de seis mil participantes, bem como de marcas expositoras”, completa.

Já o presidente do Fundo Iguaçu e superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, frisa que o FIT Cataratas está consolidado como “o maior evento fixo da cidade e o segundo maior de turismo da Região Sul do país”. Em sua opinião, o evento é a principal ferramenta de divulgação do destino, promovendo Foz do Iguaçu entre os agentes de viagem, operadores, hoteleiros, guias de turismo, companhias aéreas, bares e restaurantes, empresas de transportes e instituições governamentais.