11 paradas em uma viagem de carro pela Itália

por Theo Carias

Viajar de carro pela Itália é uma experiência indescritível. Percorrer o país de norte a sul é se encantar a toda hora com diferentes paisagens de perder o fôlego e com novas descobertas. A Itália surpreende com suas charmosas vilas medievais, montanhas, colinas e belezas arquitetônicas. Confira abaixo 11 paradas imperdíveis dessa viagem inesquecível.

01. Pisa
Nosso roteiro partiu de Pisa, a charmosa cidade de colinas e planícies, um dos destinos mais concorridos da bela região da Toscana, cidade natal do físico e astrônomo italiano Galileu Galilei. A famosa Torre de Pisa, na Piazza dei Miracoli, é o cartão postal da cidade. Ficamos no simpático Budhas House, um bad and breackfest com ótimo preço e bem localizado que sugere aos hóspedes passeios incríveis em locais menos turísticos.

Pisa - Italia

A famosa Totrre de Pisa: um dos cartões postais da Itália

O simptico Budhas House, o BB onde ficamos em Pisa

O simpático Budhas House, o BB onde ficamos em Pisa

 

02. Saturnia
Chegamos na vila medieval de Saturnia e fomos conhecer as famosas termas, que ficam na província de Grosseto. O lugar, mais uma das lindas paisagens toscanas, é formado por cachoeiras que formam incríveis piscinas naturais. As águas são mornas a garantem mergulhos surpreendentes.

saturnia-italia

Banhos nas águas de Saturnia

 

03. Palácio Real de Caserta
Conhecido como o “Versailes da Itália”, o Palácio Caserta (Reggia di Caserta) é uma construção barroca lindíssima que merece ser visitada. Declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o palácio foi residência da família real Bourbon de Nápoles no município de Caserta, região da Campânia. Voce pode alugar uma bicicleta para conhecer melhor os surpreendentes jardins do palácio, que ficam em um parque de mais de 2 mil metros quadrados, com riachos e lagos. Mas a surpresa maior é mesmo o interior do palácio, com seus grandiosos e luxuosos salões.

Cenários nos jradins do Palácio Real de Caserta

Detalhe do teto de um dos luxuosos salões do Palácio Caserta

 

04. Certaldo 
A pequena cidade fica no topo de uma colina, a cerca de 50 km de Florença, capital da Toscana. Ela não tem tantos turistas como a vizinha San Gimignano e é extremamente conservada. Não deixe de pegar o bondinho até Certraldo Alto para apreciar a arquitetura medieval da bela cidade natal do escritor Giovanni Bocaccio.

Certaldo - Toscana

Cenários de Certaldo

 

Certaldoalto-Toscana

Uma das ruelas da pequena e charmosa Certaldo

 

05. Pompeia
Visitar os sítos arqueológicos de Pompeia é um mergulho na história, embora muitos pontos turísticos da região estejam fechados por falta de conservação. Vale a pena conhecer a feirinha, que fica na frente do centro histórico, onde também tem ótimos restaurantes.

FALTA LEGENDA FALTA LEGENDA

Templo de Isis, em Pompeia

 

06. Alberobello
Declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco em 1996, a linda cidade de Alberobello fica na província de Bari, no Sul da Itália. Conhecida como a cidade dos “trulli”, ela conserva uma grande quantidade de casas construídas com pedras, com telhados cônicos. Alguns hotéis da região, como o Trulli Colarossa, oferecem hospedagem com essas características, a experiência vale a pena!

Alberobello  conhecida como cidade dos trulli

Alberobello é conhecida como “cidade dos trulli”

 

07. Castel del Monte
Esse lindo castelo fica em Puglia, a cerca de 60 km de Bari, e surpreende pela estrutura octogonal. Considerado um exemplo da arquitetura medieval, também está na lista dos Patrimônio da Humanidade da Unesco. Castel del Monte foi residência do Rei Frederico II de Hohenstaufen e não tem mobília em seu interior, mas vale a visita. A vista de Puglia do alto do castelo é lindíssima.

Castel del Monte, em Puglia

Castel del Monte, em Puglia


08.  Sant’Andrea 

A praia é belíssima e fica na região de Salento, em Puglia, O local não tem muita estrutura turística, mas nos rendeu mergulhos incríveis. Durante o passeio voce vai encontrar algumas pedras no percurso e o ideal é levar um sapato adequado para andar na argila.

As guas de Sant'andrea, em Puglia: mergulhos incrveis

As águas de Sant’andrea, em Puglia: mergulhos incríveis

 

09. Porto Selvaggio  
Ainda na região de Salendo, a praia de Porto Selvaggio é uma parada interessante para quem viaja com crianças. Tem um bosque nos arredores perfeito para passeios e também da para acampar. Voce ainda escolhe se quer ficar na parte mais agitada ou na mais sossegada.

Praia de Porto Selvaggio

Praia de Porto Selvaggio

Mar de  Porto Selvaggio: mergulhos incrveis

Mar de Porto Selvaggio: mergulhos incríveis


10. Lecce

Lecce, a capital da região de Salento, encanta pela riqueza arquitetônica em estilo barroco. Conhecida como a “Florença do Barroco”, a cidade é linda e também surpreende pelas ótimas opções de gastronomia e diversão.

Uma das belas construes de Lacce

Uma das belas construções de Lacce

 

11. Gallipoli
Outra parada imperdível é Gallipoli, no litoral sul de Puglia, uma cidade praiana concorridíssima e com vida noturna agitada no verão. Ela fica a cerca de 40 km de Lecce e tem uma excelente oferta de hospedagem. A cidade é encantadora e ainda tem um centro histórico preservado.

Gallipoli  uma das muitas belezas de Puglia que merecem uma visita

Gallipoli é uma das muitas belezas de Puglia que merecem uma visita

 

Theo Carias é make up artist e adora viajar

Veja oferta de hotéis para a Itália »