12 lugares onde comer em Roma

É a mais pura verdade: a Itália é aquele país onde todo viajante entra e sai com água na boca. E Roma –a Cidade Eterna– é sinônimo de bons pratos, sorvetes deliciosos e café, muito café.

Além da gastronomia de babar (como deixou claro Julia Roberts no filme “Comer, Rezar, Amar”), a cidade ainda oferece uma incrível oferta cultural, um passado digno de cinema, ruazinhas encantadoras e mercados de roupa vintage.

E como sabemos que Roma está repleta de trattorias, gelaterias, pizzerias e cafés, e que fica quase impossível eleger quais visitar e o que comer, a equipe do Hostelworld resolveu facilitar a sua vida. Por isso, trazemos nossa seleção de lugares para encantar o seu paladar.

Veja a seguir 12 dos melhores locais para comer em Roma e descobrir a verdadeira gastronomia italiana. Andiamo!

Sorveterias

Richard/Divulgação/Hostelworld

Richard/Divulgao/HostelworldRichard/Divulgao/Hostelworld

A Giolitti é parada obrigatória para todo fã de sorvete

 

Tédio é algo que não existe em Roma –sempre há coisas para ver e fazer. Se adicionarmos a isso tudo o calor dos meses de primavera e verão, a solução aponta para uma direção: um bom sorvete italiano. Prepare-se para uma aventura ao entrar a uma gelateria: cioccolato, pistacchio, cocco, limnone… tantos sabores para somente um sorvete (ou dois)! De qualquer forma, anote e memorize alguns desses nomes para sua próxima visita à capital italiana.

1 – Giolitti

Uma verdadeira instituição no assunto em Roma, a Giolitti é parada obrigatória para todo fã de sorvete. Só cuidado com a fila, que pode ser considerável… (Via Uffici del Vicario 40, 00186 Roma)

2 – San Crispino

Sorvetes artesanais muito, muito famosos. Em San Crispino, assim como na Giolitti, a espera para provar uma das especialidades da casa vale a pena. Uma dica: não saia de lá sem experimentar o sorvete de mel e merengue.

3 – Fiore di Luna

Localizada no encantador bairro de Trastévere, a Fiore di Luna oferece sorvetes a preços bem mais em conta que os anteriores. (Via della Lungaretta, 96 | Trastevere, 00153 Roma)

Cafés

Claro que o sorvete é uma grande tentação em toda viagem à Itália, mas quem quer seguir o estilo de vida dos habitantes da “bota” ao pé da letra, não pode então esquecer do café. É um ritual sagrado no país, e em Roma não é exceção.

4 – Il Caffè Greco

macglee/Divulgação/Hostelword

macglee/Divulgao/Hostelwordmacglee/Divulgao/Hostelword

Tomar café é um ritual sagrado na Itália

 

Trata-se do café mais antigo de Roma e o segundo mais velho de toda a Itália. O Caffè Greco abriu suas portas em 1748 e encanta desde sua fachada. Nada mal tomar um cafezinho pertinho da Piazza di Spagna, certo? (Via dei Condotti 86)

5 – Tazza d´Oro

Frequentado por turistas e moradores locais, e sabemos o motivo: bons preços por um café que marca o resto do seu dia. Costuma estar bastante cheio, mas vale o esforço. Ideal para uma paradinha depois de uma visita ao Panteão. (Via degli Orfani, 84)

Para comer barato

Nem precisa dizer que não dá pra deixar de comer o panini, uma espécie de sanduiche tão típico da Itália e de Roma. Mas talvez você não tenha ouvido falar da piadina, uma massa de grande tradição romana parecida com a fugazza, mas mais fina, enrolada e recheada.

6 –  La Piadineria

Aqui a piadina custa apenas 5 euros e o sabor é… não temos nem palavras pra descrever. (Via Del Boschetto 98)

7 – Il Pommidoro

Gerenciado pela mesma família desde 1920, Il Pommidoro faz parte da história do bairro San Lorenzo, um paraíso para os amantes do graffiti. Com seus preços mais que acessíveis, entende-se porque é um ponto de encontro dos estudantes da região. Em suma, uma comida tradicional a bons preços. (Piazza dei Sanniti 44, San Lorenzo 44)

8 – La Montecarlo

Um pequeno restaurante onde tanto as pizzas como a massa são de lamber os dedos. Tudo é feito de forma caseira, além de ter preços bem acessíveis. Precisa mais? (Vicolo Savelli, 13, 00186 Roma)

9 – La Fontana di Venere

Bem ao lado da magnífica Fontana di Trevi, este não é, porém, um lugar para caçar turistas. Começando pela massa da casa e terminando nas sobremesas… é possível que se você passe horas por lá. (Vicolo Dei Modelli 56)

A mozzarella

Viajar à Itália e não provar a mozzarella é quase um crime. Afinal, quem resiste a este queijo tão tradicional, seja natural, seja deliciosamente derretido? Dica: vale também levar uma mostra do supermercado, afinal na Itália é muito barato!

10 – Obika Mozzarella Bar

Felixtriller/Divulgação/Hostelword

Felixtriller/Divulgao/HostelwordFelixtriller/Divulgao/Hostelword

Viajar à Itália e não provar a mozzarella é quase um crime

 

Uma ótima opção para descobrir as variações mais originais da mozzarella, incluindo a de búfala, ou “Bufflonne”. (Via dei Prefetti, 26a , Angolo Piazza Firenze, 00186)

11 – Pompi

O Pompi ganhou fama como o melhor tiramisú da cidade, e faz jus a ela. Quem gosta dessa sobremesa, vai pirar, a ponto de trocar o sorvete italiano por ela como doce oficial. (Via Albalonga 7b/9/1)

Os mercados

Para sentir a verdadeira essência italiana, aconselhamos você a dar um pequeno passeio pelos mercados. Tem coisa mais cool nos dias de hoje? E o que sugerimos é pouco conhecido e perfeito para fugir dos turistas e misturar-se entre os locais.

12 – Mercato di Campagna Amica del Circo Massimo

Aqui você poderá encontrar todo tipo de produtos frescos. Fãs de fiambres, por exemplo, estarão no paraíso. (Via San Teodoro).

Para buscar hospedagem na cidade, consulte a seleção de hostels em Roma.

Obrigado Richard, An Maimacglee e Felixtriller por suas fotos