4 Estratégias de Marketing Digital para Turismo

O consumidor moderno vive conectado, utiliza as redes sociais diariamente e usa o celular para realizar inúmeras tarefas do dia a dia. As operadoras, agências de viagens, hotéis, locadoras, dentre outras, devem desenhar estratégias de marketing para atrair clientes e promover seus produtos e sua marca no ambiente digital.

Para ter resultados no mundo online, não basta criar site e ter perfil nas redes. É fundamental definir objetivos e estratégias de marketing da empresa. E, para facilitar sua tarefa, aponto as principais estratégias de marketing digital que podem ser utilizadas para atrair mais clientes online e vender mais viagens.

# 1 – Site eficiente e moderno – O Facebook oferece vários recursos para as páginas corporativas, mas nada substitui o site. Além de ser uma peça institucional chave, o site mostra seus produtos, seus diferenciais e sua história, transmitindo confiança e profissionalismo. Mesmo que não ofereça opção de compra online, o site é a sua principal vitrine. E é claro que tem que ser responsivo, ou seja, funcionar bem em qualquer dispositivo (desktop, tablet e principalmente no celular).

# 2 – Mídias Sociais – Falar sobre a necessidade de mídias sociais é tão óbvio quanto dizer que você precisa de celular para se comunicar. Porém, existem alguns pontos importantes sobre as mídias sociais, para gerar resultados de fato.

A primeira coisa é ter muito claro que sua empresa precisa estar ativa nas redes sociais, e como o próprio nome diz, ser social. Isto significa ter uma estratégia para compartilhar conteúdos que vão gerar conversa e engajamento com a sua marca. A venda é resultado desse trabalho de relacionamento que sua marca faz com os leads (potenciais clientes – curtidores, seguidores, etc.). Pense no público que quer atingir, que tipo de conteúdo ele gostaria de receber e com qual frequência.

É importante mencionar que as mídias sociais diminuem, a cada dia, o seu alcance orgânico. Em outras palavras, para seus seguidores receberem suas postagens, é necessário investir em campanhas pagas.

# 3 – Marketing de Conteúdo – é uma das principais estratégias de Marketing Digital, porque os consumidores estão cansados de anúncios. Resumidamente, significa compartilhar conteúdo relevante para o público que se pretende atingir, para então começar a se comunicar e oferecer os seus produtos.

O conteúdo pode ser criado no formato de texto (artigos, e-books, whitepapers, etc.), imagens, vídeos (promocionais, inspiradores, educativos, etc.), infográficos, etc. E pode ser disponibilizado no site, blog, Facebook, Instagram, YouTube, e-mail marketing e outras ferramentas de marketing digital.

Para obter resultados com marketing de conteúdo, é fundamental desenhar uma estratégia completa. Primeiro você deve definir a sua persona, ou o cliente ideal que deseja atrair. O conteúdo que será desenvolvido deve resolver algum problema desse viajante, por exemplo: se sua agência de viagens quer atrair clientes que gostam de enoturismo, pode criar um guia sobre destinos de vinho, com dicas de degustação, melhor época para visitar, etc.
Uma grande vantagem de trabalhar com marketing de conteúdo é que sua empresa fica bem indexada nas buscas do Google, para algumas palavras chave.

# 4 – E-mail marketing – Muitos acham que o e-mail marketing acabou, mas especialistas de marketing digital afirmam que esta ferramenta tem excelente ROI (retorno sobre o investimento). Porém, para gerar resultados, também deve ser planejado: qual conteúdo, frequência de envio, etc.. Outro fator relevante é construir sua base de e-mails de forma legítima, ou seja, com pessoas que realmente estão dispostas a receber suas comunicações. Caso contrário, é spam.

Em todas as estratégias de marketing digital o conteúdo rico é fundamental para conectar pessoas que tenham interesse nos seus produtos. Só assim, sua empresa conseguirá interação, solicitação de orçamentos e vendas.
Quais dessas estratégias você já utiliza? E qual delas gera mais resultados para a sua empresa?