5 Carnavais diferentes ao redor do mundo

O Carnaval é praticamente uma paixão nacional do brasileiro, seja ele samba, axé, frevo, bloquinho, desfiles de escolas de samba, bonecos gigantes ou fantasias, de norte a sul, o que não falta é diversidade na hora de cair na folia.

E você já se perguntou como Carnaval é celebrado em outros países? Confira abaixo cinco curiosidades sobre a folia pelo mundo.

1 – Colônia (Alemanha)

www-koelnerkarneval-dewww-koelnerkarneval-dewww-koelnerkarneval-de

Créditos: Divulgação

O Carnaval na cidade alemã de Colônia começa no dia 11 de novembro às 11h11 e vai até a quarta-feira de cinzas

Se você surpreende com a duração do carnaval de Salvador, espere até conhecer a festa alemã. Ela começa ainda em novembro! Para ser mais específico, às 11h11 do dia 11, e vai até a quarta-feira de cinzas. A festa que é celebrada em pleno inverno é chamada pelos alemães de “quinta estação do ano”. O ponto alto da festa são os desfiles com alegorias engraçadas que satirizam políticos e famosos. Saiba mais

2 – Satriano (Itália)

maxresdefaultmaxresdefaultmaxresdefault

Créditos: Reprodução/YouTube

Em Satriano, uma cidade com pouco mais de 2 mil habitantes na região Basilicata, seguindo um rito antigo, os foliões vestem-se de árvore para comemorar o Carnaval

A pequena cidade da região da Calábria possui um dos Carnavais mais diferentes do mundo. Se para nós Carnaval é alegria, para eles, simboliza a tristeza e a escassez de alimento na Idade Média.

Os foliões usam basicamente três fantasias: Rumit, Urs e Quaresima (ou Ermitão, Urso e Quaresma). A primeira simboliza a pobreza e é representada  por pessoas vestidas de árvore. Já os Urs são fantasias confeccionadas com pelos de animais para simbolizar prosperidade. Os Quaresima se vestem de preto e andam de forma lenta e melancólica.

3 – Barranquilla (Colômbia)

O Carnaval de Barranquilla foi declarado pela Unesco Patrimnio Cultural da Humanidade em 2003O Carnaval de Barranquilla foi declarado pela Unesco Patrimnio Cultural da Humanidade em 2003O Carnaval de Barranquilla foi declarado pela Unesco Patrimnio Cultural da Humanidade em 2003

Créditos: Divulgação/Alcaldía de Barranquilla

O Carnaval de Barranquilla foi declarado pela Unesco Patrimônio Cultural da Humanidade em 2003

A cidade, que fica a 700 quilômetros da capital Bogotá, recebe um carnaval muito tradicional no país, que em termos de tamanho, só perde para o Rio de Janeiro.  Durante as celebrações, há desfiles com apresentações de danças e ritmos folclóricos como gaita, salsa, fandango e cúmbia.

O auge da festa é Batalha das Flores, que ocorre no sábado anterior à quaresma. Trata-se de um desfile com a rainha do carnaval em um carro alegórico totalmente coberto por flores e que é seguido por outros carros também decorados, levando os príncipes e princesas da festa.

4 – Veneza ( Itália)

maschere_carnevale_veneziamaschere_carnevale_veneziamaschere_carnevale_venezia

Créditos: Luigi Scarantino/Wikimedia Commons

A tradição do Carnaval de Veneza começou no século 17

Com duração de cerca de 10 dias, essa festa italiana se caracteriza pelo uso de máscaras e figurinos que reproduzem o estilo dos nobres que viveram nos séculos passados. A tradição começou no século 17, quando a nobreza vestia-se com trajes luxuosos, e adornava-se com máscaras e chapéus para se misturarem ao povo nas ruas.

Atualmente a festa começa com o voo do anjo, em que uma jovem mulher, vestida de anjo, faz um voo sobre a Praça São Marcos, que é invadida por turistas todos dos dias durante as celebrações.

5 – Nova Orleans (Estados Unidos)

mardi_grasmardi_grasmardi_gras

Créditos: Divulgação/City of New Orleans

Além dos desfiles, as celebrações do festival incluem desde piqueniques familiares junto ao rio Mississipi até bailes de máscaras

O Carnaval mais famoso dos Estados Unidos é chamado de Mardi Gras, ou Terça-Feira Gorda, por influência dos franceses que colonizaram a região no século 17. Se por um lado a festa pode parecer familiar para os brasileiros, com desfiles de carros alegóricos, blocos nas ruas e pessoas fantasiadas, por outro, pode surpreender os mais desavisados. É que por lá a tradição é premiar quem mostra os seios com colares coloridos, símbolos da festa, que são distribuídos aos foliões.

Com informações da Fanato