5 degustações gastronômicas que você não deve perder ao visitar o Peru
Por Eduardo Vessoni, do site Viagem em Pauta
Viajar pelo Peru é uma daquelas experiências sul-americanas que vão muito além de trilhas e sítios arqueológicos.
Vencedor, pelo terceiro ano consecutivo, do prêmio da Word Travel Awards® de Melhor Destino Culinário do Mundo, uma espécie de Oscar do turismo, o Peru já entrou para a lista de um dos melhores destinos gastronômicos do planeta.
Historicamente, esse país andino foi território de passagem e de permanência de espanhóis, italianos, africanos, chineses e japoneses que, mais do que levarem novos sotaques ao Peru, foram responsáveis pela variedade dos pratos servidos naquelas terras.
Do encontro com a África surgiram pratos como o anticucho (espetinhos feitos com coração de boi), o tacu-tacu de origem quéchua (uma espécie de cozido com arroz) e a carapulcra (guisado com carne e batata-seca).
Da Itália vieram as massas, como não poderia ter sido diferente, e do Japão teriam chegado as influências para o famoso ceviche.
Confira pratos que não você não deve deixar de provar no Peru.
Ceviche
Seja no Peru ou no resto do mundo, esse é talvez o prato peruano mais conhecido.
Sua receita varia de acordo com cada região do país, mas é tão tradicional que basta perguntar a qualquer peruano que prato define seu país e ele vai dizer: ceviche.
A receita de peixe cozido no limão é muito popular e está presente também em outras partes do mundo, mas os peruanos garantem que foi criada lá.
Rocoto Relleno
Típico da cidade de Arequipa, no sul do Peru, esse prato é feito com pimentão recheado com carnes moídas de boi e porco, queijos fresco e muçarela, tomate, cebola, ovos e pimenta do reino.
Lomo Saltado
Simples e tradicional, esse é o prato popular do Peru, uma espécie de arroz com feijão peruano, cuja receita leva tiras de carnes de boi com cebolas, tomates, pimentas e outros ingredientes.
Constituído a partir de uma mescla entre as culinárias chinesa e peruana, o prato é preparado com todos os ingredientes na mesma panela, assim como os chineses geralmente preparam seus alimentos.
Causas Limeña
Preparado a base de batatas amarelas, esse prato do Peru, país conhecido por cultivar mais de três mil variedades do tubérculo, se assemelha ao escondidinho brasileiro e possui uma grande variedade de recheios e sabores.
Dizem que os antigos peruanos preparavam o “rokro” ou “ruxru” à base de “kausaq” ou batata cozida, misturada com ají. Essa preparação ficaria conhecida, posteriormente, com o nome decausa.
Pisco Sour
E como ninguém é de ferro, não deixe de provar o icônico pisco sour. Derivado das uvas, o pisco é um destilado de vinho puro e é a base desse famoso drinque peruano, assim como a caipirinha é para os brasileiros.
Suco de limão, clara de ovo, açúcar e angostura completam a receita que segue se reinventando e ganhando novos sabores.