5 experiências imperdíveis para fazer em Bonito (MS)

É alta a probabilidade de voltar de Bonito com a sensação de ter deixado algo para trás, sem ser visitado.

E para você não se perder no cardápio de 40 atrações oficiais desse destino do Mato Grosso do Sul, o Viagem em Pauta listou cinco experiências que você não pode deixar de provar em Bonito, a 265 km de Campo Grande.

Créditos: André Turatti/Divulgação

Cardume de peixes no Rio da Prata, em Bonito (MS)

Abismo Anhumas

Sem dúvida, esta é a versão mais radical de Bonito.

Créditos: Eduardo Vessoni

Rapel de acesso ao Abismo Anhumas

A 23 km do centro do centro da cidade, essa caverna com entrada vertical tem acesso obrigatório por um rapel negativo (quando não se coloca os pés em nenhum local de apoio), com 72 metros de profundidade até a plataforma flutuante sobre o lago dentro do abismo.

Radical e complexa, a experiência exige treinamento prévio, na sede da agência, no centro de Bonito.

Grutas

Localizada na área do Grupo Corumbá, formação de 550 a 600 milhões de anos que já foi o fundo do mar, a região de Bonito abriga belas grutas secas que podem ser visitadas pelo público em geral.

Créditos: Eduardo Vessoni

Interior da Gruta de São Miguel

Sem dúvida, a do Lago Azul é a mais popular de todas, cujo acesso é por uma trilha de 300 metros até uma boca natural com 40 metros de diâmetro.

Mas o visual mais esperado (daqueles que fazem grupos de turistas se dispersarem, durante a descida íngreme por um desnível de 60 metros), é o impressionante lago azulado que dá nome à atração, uma formação natural com 90 metros de profundidade e que abriga fósseis milenares de mamíferos como a preguiça-gigante e o tigre-dente-de-sabre.

A vizinha Gruta de São Miguel, a 4 km dali, pode ser visitada em tours de 1h10.

Ciclismo

Desde que foi lançado, há mais de sete anos, o projeto Lobo Guará já plantou seis mil árvores com a ajuda de ciclistas.

Créditos: Eduardo Vessoni

Ciclismo em Bonito

Nesse roteiro de 17,5 km (14 km sobre asfalto e outros 3 km, margeando o rio Formoso) o ciclista faz paradas para banhos em rios; cruza área de mata ciliar, onde o tour assume status de off road; e, no final, planta uma árvore, em uma área de reflorestamento.

Flutuação

Com águas que entraram para as listas mundiais de transparência, devido à alta concentração de calcário que serve como filtro natural, os rios bonitenses são conhecidos pelas flutuações, atividade aquática em que o visitante segue a correnteza do rio, equipado com colete, máscara e snorkel.

O mais famoso é o da Nascente Sucuri, uma fazenda com mais de 8 mil hectares, onde é possível flutuar por 1.800 metros do rio Sucuri, considerado o “mais cristalino do Brasil”.

Lagoa Misteriosa

Créditos: João Gomes/Divulgação

Lagoa Misteriosa, um dos pontos de mergulho mais cobiçados de Bonito

Um dos pontos mais cobiçados para mergulho, em Bonito, é a Lagoa Misteriosa, uma cavidade que foi classificada pela SBE (Sociedade Brasileira de Espeleologia) como “a sétima caverna mais profunda” do Brasil.

Acessada por uma dolina de 75 metros de profundidade, onde se encontra uma escadaria de 179 degraus, essa lagoa de imensidão abismal abriga imensos paredões verticais e áreas bem iluminadas, devido à sua posição.

Imagem AutorImagem Autor

+ posts do autor

Rede Viagem Livre

Este conteúdo – assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios – é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.