6 passeios imperdíveis para fazer em São Luís, no Maranhão

Se você está pensando em explorar um pouco mais o Brasil e suas diferentes culturas, nossa sugestão é conhecer São Luís, a capital do Maranhão! A cidade está repleta de passeios em lugares históricos, sem contar a proximidade com praias e recantos paradisíacos, como os Lençóis Maranhenses e Alcântara.

Por isso, selecionamos dicas e o que fazer em São Luís. Confira!

1 – Visitar o Centro Histórico

Ir até São Luís do Maranhão e não conhecer os diversos casarões, sobrados e ruas de pedra é quase um pecado. Grande parte do acervo cultural, tombado pela Unesco, está no Centro Histórico de São Luís. Os casarões foram transformados em centros culturais, entre eles, não deixe de conhecer:

  • Casa de Maranhão

Um museu folclórico com visitas guiadas. Ele foi restaurado em 2014, então está com um acervo bem completo de vestimentas, instrumentos e itens típicos das festas de Bumba-Meu-Boi.

Endereço: R. do Trapiche, s/n
Te.l: (98) 3218-9955

  • Casa da Festa

O Casarão do século 19 reúne, em quatro andares, acervos, vestimentas e utilitários de ritos, como o Tambor de Mina, Carnavais e autos de Natal. A visita é guiada com nativos que têm conhecimento da cultura local. O passeio é imperdível para aqueles que desejam conhecer a região para além das paisagens.

Endereço: Rua do Giz, 221
Tel.: (98) 3218-9926

  • Casa de Nhozinho

Com três andares, o casarão é recoberto de belos azulejos! A casa apresenta diversas obras do renomado artesão que deu nome à casa: Nhozinho, um dos mais importantes artesãos maranhenses. Ele foi mestre na talha de buriti, um tipo de árvore frutífera ainda pouco conhecida pelo Brasil. Entre essas artes estão as conhecidas miniaturas do folclore Bumba-Meu-Boi.

Endereço: R. Portugal, 185 – Praia Grande
Tel.: (98) 3218-9951

O centro histórico tem milhares de casas históricas para você visitar durante o dia! A noite as ruas são tomadas pelos bares, com músicas tradicionais da região e restaurantes, tudo em um clima muito agradável.

2 – Aproveitar as Festas Folclóricas

O Bumba-Meu-Boi nasceu no século 18. É a principal festa popular do Estado. Ela ocorre durante a segunda metade do mês de junho e vai até julho. Nesse período, centenas de grupos folclóricos vindos de todos os cantos do Maranhão transformam as ruas da capital em um enorme palco a céu aberto. Eles se apresentam ao redor de bois coloridos, em um festival marcado por danças e ritmos típicos e difíceis de serem esquecidos!

Leia também:
5 cidades históricas para conhecer de ônibus.

3 – Conhecer Alcântara

Alcântara, que é conhecida como “a cidade que parou no tempo”, fica a 1 hora e 20 minutos de barco ou lancha da capital e está na lista dos passeios prioritários do que fazer em São Luís do Maranhão. A atração fica por conta das ruínas muito bem conservadas, com aparência e textura antiga, nunca reconstruída, mostrando a verdadeira história!

É possível fazer um bate e volta no mesmo dia, apesar de não ser o mais indicado para quem realmente gosta de aproveitar o local e tirar boas fotos! Se for possível, opte por pernoitar na cidade, pois é no pôr do sol que o visual fica realmente deslumbrante! No dia seguinte é possível descansar na praia e almoçar com maior tranquilidade.

Uma dica super importante é sempre levar um boné, chapéu e ir com roupas bem frescas! Use e abuse do protetor solar, tome muita água e, se tiver disposição, use uma sombrinha! A cidade é extremamente quente, com a média anual de 28ºC.

Informações úteis:

  • Valor do bilhete: R$15 a ida e R$15 a volta.
  • Horário de saída de São Luís: Depende da tábua de maré, mas o horário é por volta das 7h.
  • Horário de volta: Fim de tarde, entre 15h e 16h.
  • Terminal Hidroviário (Cais da Praia Grande) – Rampa Carlos Melo, s/n – Tel: (98) 3232-0692

Continue lendo esta matéria no blog do Guichê Virtual!

Imagem AutorImagem Autor

O Guichê Virtual é um aplicativo para busca e compra de passagens de ônibus. Nós conectamos passageiros a mais de 5 mil destinos do Brasil e América do Sul.

+ posts do autor

Rede Viagem Livre

Este conteúdo – assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios – é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.