Pará passa de 700 mil turistas em 2012 para mais de 1 milhão em 2016
Galgando mais relevância como destino turístico, o Pará colocou em marcha, em 2012, um plano estratégico com ações até 2020. Os resultados têm sido positivos. O estado que recebia 700 mil turistas em 2012, já ultrapassou o 1 milhão quatro anos depois. Desse total, 10% são estrangeiros, vindos principalmente da França, Estados Unidos, Alemanha e Portugal.
“Estamos acima das metas que foram estipuladas para o período”, comemora Alysson Oliveira, da Setur. Deoclécio Junior, também da Setur, explica que o estado quer se posicionar como um destino “diverso, original, criativo, autêntico e sustentável”.
Dessa forma, a intenção não é desenvolver o turismo de massa – o local não tem esse perfil. “Não temos capacidade de carga. Nossos principais atrativos são a natureza e a cultura. E tanto um quanto o outro são sensíveis aos grandes fluxos turísticos – a natureza se degrada e a cultura se perde”, pondera Junior.
Por isso, o destino quer participar de eventos nos quais ele possa se posicionar como uma opção “seleta” – segudo eles, é o caso do Hiper Feirão Flytour. É indicado para os amantes de gastronomia regional, simpatizantes do ecoturismo e turismo de aventura, além do apelo religioso principalmente por causa do Círio de Nazaré.
Voltado para o público final, o 2º Hiper Feirão Flytour acontece entre esta sexta-feira (7) e domingo, em Santos, litoral paulista.