Cataratasday supera expectativas e chega a 139,08 milhões de acessos
Um balanço dos organizadores do #CataratasDay2016, desenvolvido desde o dia 11 de novembro – data em que as Cataratas do Iguaçu foram consagradas como uma Novas Sete Maravilhas da Natureza, em 2011 –, mostrou que um total de 139.08 milhões de pessoas foram impactadas, em todo o mundo. No dia da ação, o Parque Nacional do Iguaçu também registrou um recorde de selfies em atrativo turístico, num único dia.
O maior alcance da iniciativa foi pelas redes sociais, de forma orgânica – 64.793.000 pessoas atingidas; em segundo lugar, as redes sociais com patrocínio (59.289.538); outros 15 milhões foram impactados pela mídia convencional. Neste último caso, foi registrada a publicação de 331 matérias de mídia espontânea, que, se fossem pagas, teriam um custo de R$ 850 mil. A ação do dia 11 foi organizada pelos comitês locais Vote Cataratas, no Brasil, e Voto Cataratas, na Argentina.
“O resultado foi surpreendente e mostra a força das redes sociais. A campanha também ajuda, pois é uma causa que tem zero de rejeição. No fim, todo mundo entrou no clima”, afirmou o superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, coordenador do Vote Cataratas no Brasil. Ele aproveitou para anunciar que, “no ano que vem, vamos ampliar as ações”.
Com o tema Celebre a Biodiversidade, o #CataratasDay2016, além de marcar o aniversário de cinco anos da consagração das Cataratas do Iguaçu como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza, procurou reafirmar a importância de se preservar o patrimônio natural que o Brasil e a Argentina dividem.
Na margem brasileira, a ação teve apoio da Itaipu Binacional, do Iguassu Convention Visitors Bureau e do Fundo Iguaçu, além da empresa Loumar Turismo, que ofereceu os ônibus para transporte de moradores de Foz do Iguaçu e região até as Cataratas. No lado argentino, houve uma programação que incluiu shows e ingressos grátis para visitar as Cataratas.
A meta dos organizadores para marcar o quinto aniversário da consagração era que a ação impactasse 100 milhões de pessoas em todo o mundo, ante 77 milhões em novembro de 2015. Outra meta era que os moradores de Foz do Iguaçu e região fizessem pelo menos 5 mil selfies nas Cataratas, enquanto no ano passado o número chegou a 2.800. O recorde de 2015 foi quebrado já no primeiro dia, quando houve o registro de 2.997 selfies. Este ano, a chuva forte que caiu na manhã do dia 11 prejudicou os moradores e, à tarde, não havia ônibus suficientes, por isso a visita grátis – com as selfies – se estendeu pela manhã do dia seguinte.