Brasil registra recorde de turistas estrangeiros em 2016
O Brasil atingiu o número recorde de 6,6 milhões de turistas de estrangeiros em 2016. O ano em que o país sediou as Olimpíadas e as Paralimpíadas registrou aumento de 4,8% na entrada de visitantes internacionais em relação ao ano anterior.
O movimento histórico dos turistas estrangeiros injetou na economia brasileira o montante de US$ 6,2 bilhões. O valor equivale a mais de R$ 21 bilhões e é 6,2% maior do que o registrado em 2015. A entrada de recursos não foi recorde como o número de visitantes devido às variações do câmbio que refletem diretamente no turismo.
Créditos: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (4) pelo MTur (Ministério do Turismo), com informações do Banco Central e da Polícia Federal.
O perfil da maior parte dos visitantes que desembarcaram no Brasil de janeiro a dezembro é de latinos e norte-americanos, seguidos de europeus. Os argentinos mantiveram a tradicional liderança entre os visitantes ao ultrapassarem a marca de 2,1 milhões de turistas. Os Estados Unidos ocuparam o segundo lugar, com o envio de 600 mil pessoas. Em seguida, aparecem na lista Chile, Paraguai, Uruguai, França, Alemanha, Itália, Inglaterra, Portugal e Espanha.
O lazer é o principal objetivo da viagem, apontado por metade dos turistas. A mesma proporção de turistas ficou em hotéis, flats ou pousadas e viajou em família ou de casal. Cerca de 30% do total de viajantes foram influenciados por amigos e parentes e 40% se informaram pela internet.
França
Apesar do número recorde de turistas estrangeiros em 2016, o Brasil ainda segue distante dos principais destinos turísticos do mundo. A França, por exemplo, recebeu 84,5 milhões de visitantes em 2015, de acordo com a OMT (Organização Mundial do Turismo).