Pesquisa mostra como viajam os jovens da geração Y
Quais os destinos desejados, os perfis e os principais instrumentos utilizados pela geração Y para planejar suas viagens? A rede social de viagens Dubbi fez uma pesquisa com aproximadamente 800 viajantes, levantando informações demográficas, comportamentais e sociais sobre os jovens com idades entre 25 a 34 anos, conhecidos como millenials, que mostra, entre outras coisas, que eles usam e abusam da tecnologia para definirem seus roteiros.
Segundo a pesquisa, 53% dos entrevistados disseram quem compram passagens e reservam hotéis via celular. Já 95% afirmaram que confiam nas avaliações encontradas da internet. Esses dados demonstram a importância da tecnologia e da internet para esse relevante mercado consumidor de viagens.
Créditos: Fly_dragonfly/iStock
A pesquisa também constatou a predominância das mulheres como planejadoras de viagens, respondendo por impressionantes 80% dos millenials ouvidos, e reconhecida como uma geração atrelada a liberdade, e ao desapego, sendo que o percentual de 55% desse grupo é solteiro, reafirmando esses lemas para os viajantes dessa parcela.
Ao contrário do que se poderia esperar de uma geração muitas vezes vista como imediatista e impaciente, os millenials gostam de programar suas viagens com razoável antecedência: 38% já começam a planejá-la 2 a 3 meses antes, enquanto 24% iniciam com 4 a 5 meses de folga.
O destino mais desejado por este público é a Europa (31%), local clássico de turismo histórico, seguido pela América Latina (27%), que vem conquistando cada vez mais o coração dos viajantes com seus preços convidativos e experiências culturais ricas, com destaque para o turismo para o Peru, Bolívia, Colômbia e Chile. Já o Brasil ocupa o 3º lugar nas preferências dessa geração, com 19% das intenções.
O perfil baladeiro (18%), cultural (17%) e mochileiro (16%) de viajar são os mais expressivos nessa categoria, enquanto aqueles que preferem roteiros de viés religioso (7%), familiar (7%) e romântico (7%) são minoria nos Millenials.
“Percebe-se que a geração Y, acompanhando tendência crescente do próprio mercado, gosta de autonomia e liberdade na hora de viajar, programando suas viagens por conta própria, utilizando-se, para tanto, das facilidades das reservas e transações online, bem como da oferta de informações e reviews de qualidade disponíveis na internet para decidir seus próximos destinos”, diz Caio Martins, co-fondador do Dubbi.
A pesquisa completa pode ser acessada aqui.