Você não precisa sair do país para encontrar picos perfeitos de kitesurf. Em terras brasileiras, existem vários locais com ventos fortes e constantes para você voar sobre a água puxado por uma pipa.
Então pode pegar a prancha e preparar a parafina, porque o Hotel Urbano separou cinco destinos para praticar kitesurf. Assim você fica por dentro dos lugares ideais para curtir o seu esporte preferido nas melhores condições possíveis! Confira:
1 – Jericoacoara (CE)
Créditos: Otávio Nogueira/Flickr/Creative Commons
Com um vento de aproximadamente 30 nós, Jericoacoara é considerado um dos melhores pontos do litoral brasileiro para praticar kitesurf. A brisa forte convida os esportistas a se jogarem no mar em busca de aventura. Quem está iniciando na modalidade e ainda não se sente à vontade para enfrentar o mar sem o auxílio de um profissional, deve seguir rumo às escolinhas nas praias de Jericoacoara e Preá.
2 – Fortaleza (CE)
Créditos: ND Strupler/Flickr/Creative Commons
A Praia de Cumbuco fica a menos de 40 quilômetros de distância de Fortaleza e possui ótimas condições de vento que facilitam a vida dos fãs de esportes náuticos. O destino foi eleito um dos melhores do país para o kitesurf e atrai não só praticantes brasileiros, mas de todo o mundo. Além de ser um paraíso para os adeptos ao esporte, Cumbuco oferece divertidos passeios de buggy e descidas de esquibunda em suas dunas.
3 – Florianópolis (SC)
Créditos: Luís Guilherme Fernandes/Flickr/Creative Commons
A ilha catarinense oferece bons ventos durante quase todo o ano, mas a época ideal para encarar as melhores rajadas é entre os meses de setembro e novembro. Em Florianópolis, a dica é aproveitar a famosa Lagoa da Conceição ou a Praia Mole para jogar a prancha no mar, erguer a pipa e sentir a adrenalina com uma bela paisagem de plano de fundo!
4 – Rio de Janeiro (RJ)
Créditos: fabian.kron/Flickr/Creative Commons
A Cidade Maravilhosa é conhecida por suas belezas naturais e, apesar do kite ser famoso em vários pontos da orla carioca, o destaque vai para o posto 2 da Praia da Barra da Tijuca. Abençoado com ventos fortes, o pico é chamado de K08 e está entre os mais tradicionais para a prática do esporte no Rio de Janeiro. Para quem deseja iniciar na modalidade, o clube oferece uma equipe de professores bens instruídos prontos para dar aulas.
5 – São Miguel do Gostoso (RN)
Créditos: Otávio Nogueira/Flickr/Creative Commons
O local é um dos mais paradisíacos do nordeste e fica a aproximadamente 110 quilômetros de Natal. Com ventos entre 15 e 25 nós que sopram do norte para o leste durante grande parte do ano, São Miguel do Gostoso recebeu o título de “nova meca do kite e windsurf”. Outra vantagem do destino é que ele ainda é pouco explorado. Apesar do sucesso entre os adeptos ao esporte, a tranquilidade reina na cidade do Rio Grande do Norte. A região ainda abriga o clube de kite do tricampeão mundial da modalidade Windsurf Wave: Kauli Seadi.