No Dia da Mulher, conheça as madrinhas dos navios de cruzeiros

O que Kate Middleton, Xuxa e Sophia Loren têm em comum? Além de compartilharem a beleza e o engajamento em causas humanitárias, todas elas são madrinhas de grandes navios de cruzeiro, uma tradição marítima que começou há mais de 4 mil anos.

Antes da viagem inaugural pelos mares ou rios, as companhias de cruzeiros convidam as mulheres mais ilustres do cinema, da música e até mesmo da realeza para comandarem a cerimônia de batismo. Os homens ficam de fora, já que, segundo uma centenária tradição marítima, um padrinho poderia trazer azar para a navegação.

As madrinhas são responsáveis pela tradicional quebra da garrafa de champanhe no casco, antes de proclamarem o nome do navio e desejarem “que nunca falte um palmo de água abaixo da quilha”, expressão marítima utilizada pela tripulação para desejar boa sorte antes da navegação.

No Dia Internacional da Mulher, a Dreamlines lista algumas das personalidades que batizaram luxuosos navios de cruzeiro.

Kate Middleton – Madrinha do Royal Princess

Créditos: Divulgação/Princess Cruises

Kate Middleton batiza o navio Royal Princess

Em 2013, a duquesa de Cambridge Kate Middleton batizou não apenas seu primeiro filho, mas também um impressionante navio: o Royal Princess. Seguindo os passos da Princesa Diana, que já havia batizado um dos navios da frota da Princess Cruises, a Duquesa de Cambridge quebrou uma garrafa do champagne Moet et Chandon contra o casco deste gigante navio de 141 mil toneladas. Após a cerimônia, a duquesa e a família real passaram a noite a bordo do cruzeiro, que tem capacidade para 3600 passageiros.

Melania Trump – Madrinha do Norwegian Jewel

Muito antes de se tornar primeira dama dos Estados Unidos, Melania Trump já tinha outro título no currículo: o de madrinha do navio Norwegian Jewel. Na ocasião da sua inauguração, em 2005, o Jewel era o maior cruzeiro do mundo e Melania havia acabado de se casar com o magnata Donald Trump. Desde então, muita coisa mudou, mas o Norwegian Jewel continua sendo uma joia dos mares, com capacidade para 2300 passageiros e mais de 20 bares e restaurantes.

Marion Cotillard – Madrinha do Costa Serena

Créditos: Divulgação/Costa Cruzeiro

A atriz Marion Cotillard na cerimônia de batismo do Costa Serena

A combinação entre talento e ativismo ecológico foi o que levou a Costa Cruzeiros a escolher a musa francesa Marion Cotillard como madrinha do navio Costa Serena, batizado na França em 2007. Conhecida por ser uma das ativistas mais célebres do Greenpeace e WWF, a atriz se identificou com as inovações ecológicas introduzidas pelo Costa Serena, que adotou rígidos padrões de controle de emissão de gases e redução do consumo de água, com o objetivo de minimizar os impactos ambientais das viagens de cruzeiro. Além disso, todo o óleo utilizado na cozinha do Costa Serena é reciclado para ser utilizado posteriormente como biodiesel.

Xuxa Meneghel – Madrinha brasileira do MSC Fantasia

Madrinha brasileira da frota da MSC Cruzeiros, Xuxa Meneghel foi escolhida para batizar o MSC Fantasia na estreia do navio em águas brasileiras em 2012. Após o batismo, a embaixadora da Unicef viajou com toda a família a bordo do cruzeiro para experimentar uma das inovações introduzidas pelo navio: o MSC Yacht Club. Esta área exclusiva para hóspedes VIP traz o conceito de “iate dentro do navio” e oferece serviços como mordomo 24 horas, piscina coberta, solário e banheiras de hidromassagem.

Sophia Loren – Madrinha do MSC Divina

Créditos: Divulgação/MSC Cruzeiros

A atriz Sophia Loren batiza o MSC Divina

Mais do que madrinha do MSC Divina, Sophia Loren foi a verdadeira inspiração por trás deste projeto da MSC Cruzeiros. O navio foi desenhado e batizado especialmente em homenagem à diva italiana e conta com uma cabine temática decorada pela própria atriz. A suíte 16007 exibe fotografias exclusivas de Sophia Loren, uma réplica da sua penteadeira particular e móveis em tons de vermelho que evocam toda a elegância desta diva do cinema italiano.

Sharon Stone – Madrinha do AmaVida

A companhia de cruzeiros fluviais de luxo AmaWaterways apostou na exuberância da atriz Sharon Stone para o batismo do seu navio AmaVida, que navega com exclusividade pelo rio Douro, percorrendo a rota dos vinhos portugueses. Além dos seus grandes papéis no cinema, em filmes como Instinto Selvagem e Invasão de Privacidade, Sharon Stone é conhecida por apoiar diversas causas humanitárias no continente africano. A atriz já ajudou a arrecadar mais de US$ 300 milhões para pesquisas científicas sobre a Aids.

Mariah Carey – Madrinha do Disney Fantasy

Créditos: Divulgação/Disney Cruise Line

A cantora Mariah Carey no batismo do Disney Fantasy

Adorada por fãs de todas as idades, a cantora Mariah Carey foi escolhida para representar o navio Disney Fantasy, cuja proposta é proporcionar férias dos sonhos para toda a família. O batismo do navio para 4 mil passageiros aconteceu em Nova York em 2012, em cerimônia que também contou com uma performance do ator Neil Patrick Harris. Outra madrinha famosa dos navios da Disney é a personagem animada Sininho, de Peter Pan, que simbolicamente batizou o Disney Wonder em 1999.

Princesa Charlene de Monaco – Madrinha do Seven Seas Explorer

Inaugurado em 2016, o navio Seven Seas Explorer faz parte da seleta frota da companhia Regent e foi eleito pelo site Cruise Critic como o cruzeiro mais luxuoso do mundo. Em uma cerimônia que contou com um show do cantor Andrea Bocelli, o navio foi batizado pela bela Princesa Charlene de Mônaco, ex-nadadora olímpica e embaixadora da Fundação Nelson Mandela.