Quito terá novo Centro de Convenções para 12 mil pessoas

Novo centro permite diversos eventos simultneos. Credito: Ekron Construcciones

Novo centro permite diversos eventos simultâneos. Credito: Ekron Construcciones

Quito deve lançar até o segundo semestre de 2018 seu novo Centro de Convenções Metropolitano com capacidade para até 12 mil pessoas, visando impulsionar as ofertas da cidade em reuniões, incentivos, convenções e exibições regionais e globais. O empreendimento foi aprovado no último dia 6 pelo Conselho Metropolitano de Quito e teve sua construção iniciada há poucas semanas.

Nos próximos 14 meses, 1.527 metros quadrados e duas entradas deverão ser construídas, incluindo espaços de exibição com mais de 232 metros quadrados captando mais de 4 mil pessoa, auditório multifuncional para até 800 pessoas e espaço de eventos com 232 metros quadrados com capacidade para 4 mil visitantes, além dos diversos locais de trabalho. Ao final, o novo centro oferecerá salões grandes e privados para eventos distribuídos em 2.600 metros quadrados, junto a edifícios de hotéis e escritórios, locais de recreação e uma arena.

Utilizando-se de revisões por organizações de turismo e companhias nacionais e internacionais que operam centros de convenção pelo mundo, o centro incluirá melhorias e adições de salas extras, espaços re reunião expandidos, área de serviço, escadas rolantes e recepção maior; seguindo os parâmetros das duas líderes em eventos International Association of Conference Centers (IACC) e International Congress Convention Association (ICCA).

Uma das principais motivações da construção também é a expansão da capacidade de pessoas por eventos, que hoje é 300. O no espaço passará a abrigar até 12.000 pessoas, com largas dimensões e tecnologia ecológica, podendo sediar vários eventos ao mesmo tempo.

A construção tem sua primeira fase financiada pela canadense Aecon, sendo gerenciada pela CEES (Conselho Equatoriano de Construção Sustentável) e construída oficialmente pela Ekron. Após a construção, o centro deverá ser certificado pela Leed, de construções sustentáveis, reduzindo emissões de gás estufa e usando menos água e energia.