Site de Gwyneth Paltrow é alvo de investigação e denúncias
O site de estilo de vida e divulgação de produtos Goop, fundado pela atriz Gwyneth Paltrow há tempos vem sofrendo críticas e se envolvendo em polêmicas. Levantando a questão do quão importante é saber a indicação médica sobre os riscos de procedimentos, antes de seguir dicas de famosos.
Uma publicação compartilhada por Gwyneth Paltrow (@gwynethpaltrow) em Dez 23, 2016 às 5:40 PST
No final de junho deste ano, a NASA desmentiu o site que publicou um post sobre curativos que seriam feitos com o mesmo material de carbono condutor que a agência usa para trajes espaciais de astronautas. Outros especialistas contestaram os riscos – que podem ser até fatais – de seguir certas dicas dadas no site, como você pode ver em Matéria do Catraca Livre aqui.
Agora o Goop enfrenta novas denúncias e a investigação de propaganda falsa de 50 produtos, como um cristal para tratar infertilidade, como aponta matéria do The Guardian.
As queixas contra a página foram apresentadas por dois advogados da Califórnia, Estados Unidos, que representam a Truth in Advertising- Tina (Verdade nos Anúncios, em português), uma instituição sem fins lucrativos que visa a proteger o consumidor de propagandas enganosas.
Além disso, o grupo chamou a atenção para alegações divulgadas no site, como de que caminhar descalço “cura insônia” e que um perfume (da marca da empresa) “melhora a memória” e pode “funcionar como antibiótico”.
Bonnie Patten, diretora executiva do Tina, disse que: “a divulgação desses produtos como tendo a capacidade de tratar doenças e transtornos não só violam a lei estabelecida, mas são estratégias de marketing extremamente enganosas, usadas pela Goop para explorar clientes”.
Tina disse que contatou a empresa de Paltrow no início deste mês para “remediar o marketing enganoso”. Ela aponta que, desde então, o Goop havia feito “mudanças limitadas” e pediu às autoridades da Califórnia que analisassem o assunto.