Prosa Corporativa: Cassio Salles Oliveira, da AirTkt, fala com Jorge Salim
A prosa corporativa desta quinzena é entre Cássio Salles de Oliveira, diretor executivo da recém-fundada Associação Brasileira de Distribuidores de Passagens Aéreas e Serviços de Viagens (AirTkt) e Jorge Salim, publicitário, ex-diretor da consolidadora Gapnet e integrante do conselho editorial do DIÁRIO.
Cássio foi convidado no início deste ano para integrar (e chefiar) o grupo de executivos fundadores da Airtkt e ainda permanece na sala da Rextur cercada de história, onde ficou por 21 anos.
“Tudo vem acontecendo muito rápido, desde o convite, a decisão em fundar a entidade, as reuniões ordinárias… trata-se de uma importante associação, que no nascimento já representa aproximadamente 12 mil agências de viagens e 1,5 funcionários dentre as cinco empresas fundadoras Rextur Advance, Flytour, Esferatur, Gapnet e Ancoradouro, as cinco maiores consolidadoras de bilhetes aéreos do País“.
Feito este preâmbulo, Salim pergunta quais seriam as principais metas da Airtkt e Cássio adianta que além das metas as preocupações são muitas. “É hora de buscar a padronização entre as relações com as Companhias Aéreas, estabelecer formulários de Reembolso e Adm’s (Aviso de Débito de Cia. Aérea), por exemplo. Cada qual tem um. Vamos procurar fazer um tipo só para todos. E mais. Utilizaremos o mesmo critério para uniformizar as relações no setor da consolidação”, informou.
De acordo com Cássio, as relações com os órgãos de governos, que normatizam o sistema tributário mais parece um samba do crioulo doido. “Recebemos uma parte e a outra é destinada para as agências, acabamos arcando com os valores integrais nos impostos, iremos mexer nesse assunto”, garante.
“Há pareceres para cada consolidador, iremos aproveitar o melhor descritivo e adotaremos como regra geral para todos, acabando assim com as várias interpretações”, diz.
Cássio garante que das reuniões com as consolidadoras ficou decidido que elas não interferirão em acordos e contratos comerciais com os fornecedores aéreos. “Não há motivo para esse tipo de negociação. Deixaremos essa parte a cada um dos players, que já fazem as suas políticas comerciais”, arrematou.
Perguntado sobre a RAV (Taxa que o Agente de Viagens cobra do passageiro como remuneração quando a comissão é zero por parte da Cia. Aérea), disse que será mais assunto a ser focado e serão propostas soluções definitivas ao processo final de venda, já que o agente ainda não assimilou este processo.
Ao final desta Prosa Corporativa, Jorge Salim salientou a importância dos treinamentos que devem ser oferecidos aos agentes de viagens. “É forma de capacitar o mercado e dar um melhor preparo para o enfrentamento das tendências, acirramento da concorrência com os mercados online, vendas diretas e outras ameaças aos agentes de viagens tradicionais”, afirmou lembrando que muitos agentes de viagens não viram com bons olhos a criação de mais uma entidade, pois acreditam que a classe pode se fragmentar ainda mais.
Cássio disse que isso já era esperado. “Tudo é novo ainda, vamos provar nossa eficiência com o tempo, podem acreditar”, finalizou.
Prosa Corporativa da Quinzena
Cássio Salles de Oliveira – Ex-Varig, 20 anos de Rextur e atual Diretor Executivo da Airtkt.
Jorge Luiz SALIM – coaching em Marketing, blogueiro, publicitário, ex-professor universitário (FIAM/FMU, Metodista) e fundador do Instituto Vital/Anjos da 3a. Idade