Turismo no Vaticano: o que fazer no destino católico

Com uma área total de 0,44 km² e pouco mais de 800 habitantes, a Cidade do Vaticano – um enclave religioso dentro de Roma – é o menor estado independente do mundo. Sede da Igreja católica, seu líder máximo é o Papa, que é também o responsável pela Diocese da capital italiana.

Independente de sua religião, vale a pena visitar os principais cartões-postais de Roma e depois reservar um dia inteiro para conhecer as atrações do Vaticano. Um dos destaques é a imponente Basílica de São Pedro, principal símbolo do Cristianismo e uma das igrejas mais fantásticas ao redor do globo.

Além dos atrativos religiosos, o turista tem a oportunidade de conhecer jardins, monumentos históricos, obras arquitetônicas, assim como descobrir joias culturais reunidas em pequenos museus interligados entre si.

A decisão do Papa Júlio II em exibir uma coleção de esculturas no início do século 16 levou à criação dos Museus do Vaticano, que abrigam extensas e valiosas coleções de arte e antiguidades colecionadas ao longo dos séculos pelos pontífices romanos.

No entanto, o que leva tanta gente a conhecer o local é a Capela Sistina, com seu famoso afresco pintado no teto por Michelangelo e paredes laterais feitas por mestres como Botticelli, Rosselli e Ghirlandaio. Recentemente, para marcar os 450 da morte de Michelangelo, o templo religioso ganhou nova iluminação com 7 mil luzes LED, além de um novo sistema de iluminação.

Veja, a seguir, algumas das principais atrações do Vaticano

Teto da Capela Sistina – Visitada por mais de cinco milhões de turistas ao ano, a Capela Sistina é o ponto alto de um tour pelos Museus do Vaticano. O teto é uma atração à parte. O monumental afresco de Michelangelo, pintado entre os anos de 1508 e 1512, é considerado um dos maiores tesouros artísticos da humanidade. Os nove painéis centrais mostram as histórias de Gênesis, desde a Criação até a queda do homem, o Dilúvio Universal, a criação de Adão e Eva, o Pecado Original e a expulsão do Paraíso, entre outras cenas.