Ódio a bordo
Antes mesmo da decolagem, as fronteiras comeam a ser demarcadas na silenciosa batalha dos cotovelos pelo apoio do brao das poltronas. Pouco abaixo deles, outra disputa: entre o seu e o joelho do passageiro ao lado. E tambm contra o passageiro sentado frente. Este reclina o encosto at sentir, no meio das costas, a presso das suas patelas. H uma vingana, porm: voc pode cochilar sobre a mesa e acordar com o mesmo passageiro esmagando sua cabea numa reclinada violenta. E a hora de apelar para os cutuces sem sutileza na tela touchscreen presa s costas do inimigo.
A irritao contra o annimo costuma ser poderosa – fcil projetar nele a soma dos nossos antagonistas e frustraes.
Como os seres humanos, ao contrrio do espao interno dos avies, andam cada vez mais altos e pesados, voar hoje proteger e conquistar territrios –como se j no bastasse o confinamento com estranhos a mais de 10 mil metros de altitude numa caixa de metal cujo funcionamento desconhecemos.
Multiplique isso por 12 horas no voo sobre o Atlntico e adicione comida ruim, ar viciado, filas, aparelhos de raio-X, revistas e a espera por um carimbo no passaporte na partida e na chegada. Se voc no faz parte da minoria que pode pagar por um bilhete na executiva e salas VIP em aeroportos, nada indica que viajar ficar mais confortvel.
Ao contrrio. No incio deste ms, durante uma feira de aviao comercial em Hamburgo, foi anunciado o novo design de cabine do A380, o gigante superjumbo da Airbus que oferece cabinas privativas, parecidas com as de trem, para passageiros de primeira classe. A companhia somou uma poltrona s dez j existentes na classe econmica sob a justificativa de tornar o voo mais eficiente, um novo eufemismo para lucrativo.
A fileira do meio agora pode ter cinco assentos. As outras continuam com trs de cada lado. Cada poltrona tem exatamente 18 polegadas de largura, a mdia da distncia entre os ombros de um ser humano. O descanso de brao desse modelo de cabine mal serve de apoio para um nico antebrao. Se for usado, obriga que o passageiro ao lado viaje com os braos cruzados. Ou abraadinho. A inovao est prevista para 2017, ainda que inicialmente apenas como opo de configurao da cabine. (Veja a foto que tem panicado viajantes frequentes aqui.)
Descontando o que isso deve representar para a segurana do voo em caso de acidente, a falta de espao j nos modelos atuais fez com que alguns avies nos Estados Unidos tivessem que alterar a rota de voo. Apenas em uma semana de setembro de 2014 trs brigas entre passageiros causaram pousos no planejados dentro do pas, em voos da United, da Delta e da American Airlines. Muitas das brigas so provocadas por um acessrio vendido por l –um par de travas que, instaladas na mesa retrtil, fazem com que a cadeira da frente no possa reclinar. Custa US$ 22 –por sua conta e risco aqui.
Se algumas boas almas dizem que reclinar o assento na classe econmica egosmo, outros replicam que esse direito est includo no preo do bilhete. O fato que mesmo com esse tipo de conflito banal desviando aeronaves de mais de 300 toneladas, a indstria no d sinais de ceder –a menos que haja uma revolta de consumidores. Ou que um avio caia numa guerra de travesseiros e mantas.