Trilha guiada leva à Praia do Secreto e Mirante do Caeté

No domingo, dia 7 de janeiro, os amantes das trilhas e praias têm um encontro marcado para dois pontos imperdíveis. O grupo Eco Trilhas convida todos para uma caminhada à Praia do Secreto e Mirante do Caeté.

O mirante fica no Parque Municipal Ecológico da Prainha, bem pertinho do mar. É uma área de proteção ambiental com 107 hectares. Já a Praia do Secreto é na verdade uma piscina natural, pois não possui faixa de areia.

Créditos: Francisco de Assis mendes

Vista do Mirante Caete e Praia do Secreto

O valor é R$ 20 e pode ser feito em dinheiro, direto no ponto de encontro. Para garantir a vaga, é necessário entrar em contato com o guia de turismo Kleber Venturelli através do whatsapp (21) 97113-0654.

O grupo deve se reunir a partir das 7h, em diferentes pontos da cidade. Quem estiver perto do metrô Pavuna, encontrará o guia às 7h, em frente à tenda do biscoito. Às 8h chegam à Central e se encontram na saída das escadas rolantes, na parte de cima. Às 8h45 o lugar é o Terminal Alvorada, no ponto do BRT Pingo D’água. O último ponto fica na Estação Recreio Shopping, às 9h30.

O grupo deve ir caminhando até a entrada do Parque Natural Municipal da Prainha, onde começa a trilha. Essa será uma caminhada de aproximadamente 1 hora e nível leve, com paisagens lindas. Passam pela Praia da Macumba, Mirante do Roncador e Prainha.

É uma trilha que exige pouco esforço, já que o caminho é bem definido e sinalizado. Dependendo do condicionamento do grupo, leva mais ou menos 30 minutos.

Seguindo a trilha até o mirante no Morro do Caeté, você consegue ver a praia da Macumba, a Pedra do Pontal, Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca. Ao longe, o Gigante Adormecido, figura composta pelas montanhas do Rio, no qual a Pedra da Gávea é o nariz de um homem deitado.

Mirante do Caeté e Praia do Secreto

A palavra “caeté” é de origem tupi e significa “mata virgem”. Não há outro nome melhor para este lugar paradisíaco. O Parque da Prainha fica colado com o Parque Estadual da Pedra Branca. Toda a região é coberta de Mata Atlântica original. Bem próximas à Prainha ficam as praias selvagens cariocas.

Na Praia do Secreto, a variação da maré é muito pequena e em certas partes a profundidade não cobre o pé. No cantinho direito tem até uma área que não dá pé, mas é menor do que você imagina. São 12 metros de extensão por 5 largura.

ATENÇÃO: Para que o evento seja realizado, no mínimo de 10 participantes precisam confirmar, caso contrário será cancelado. As fortes chuvas também podem fazer com que o evento seja adiado.

– 2 litros de água
– Lanchinho básico
– toalha de mão
– Óculos escuros, chapéu ou boné
– Repelente
– Protetor solar
– Calçado adequado para caminhada
– Saco de lixo (não deixe seu lixo na trilha)
– Roupa de banho
– Capa de Chuva

Imagem AutorImagem Autor

Guia de Turismo, , especializado em atrativos naturais e culturais, biólogo,cursos na área ambiental pedagógica e cultural,
atua em turismo rural, natural ,cultural, etc…

+ posts do autor

Praia do Secreto e Mirante do Caeté

Dom 07/01  das 07:00 às 16:00 


Este conteúdo – assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios – é de responsabilidade do usuário
da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.