O turismo espanhol bateu um novo recorde ao alcançar os 82 milhões de turistas internacionais em 2017. O incremento é de 8,9% respeito ao 2016. O gasto total chegou a 87 bilhões de euros, cifra recorde, que representa um aumento de 12,4% em relação ao ano anterior. Os dados preliminares foram elaborados a partir da informação
da Turespaña e pesquisas realizadas por FRONTUR e EGATUR do Instituto Nacional de Estadística (INE).
Com isso, a Espanha supera pela primeira vez os Estados Unidos e alcança a segunda posição no ranking mundial em número de chegada de turistas, somente atrás da França, além de ser o segundo país em investimento para receber turistas. Também no ano 2017, a Espanha liderou o ranking mundial de competitividade turística elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, ficando à frente da França e da Alemanha.
E a FITUR 2018, que acontece do dia 17 ao 21 de janeiro em Madrid, é uma forma de continuar fomentando o setor. Este ano, a feira crescerá em um 8% e reunirá as últimas propostas, destinos e novidades do turismo mundial. O aumento previsto é de 13% na participação internacional e a incorporação de novos países e representações oficiais.