Aline Prado Marketing Insights Lead da Google
A Google ofereceu uma palestra, com o tema “Turismo na era da assistência” , na WTM-LA ministrada por Aline Prado, Marketing Insights Lead da Google, que abordou como as pesquisas nas plataformas da Google cresceram e o impacto disso para as diferentes frentes de oferta para o turismo e principalmente para os agentes de viagens.
Aline ressaltou que o Brasil tem mais de 253 milhões de smartphones ativos que atraem o olhar do seu usuário cerca de 183 vezes ao dia. “A era da assistência começa a partir do momento que existem cerca de 20 bilhões de celulares no mundo que acaba se tronando um assistente pessoal nas mãos dos usuários, elevando assim seus padrões e expectativas na hora de obter informações sobre distintos”, declara Aline.
Em 2017 as plataformas Google incluindo o site de pesquisa, YouTube, e aparelhos Android registraram mais de 1 bilhão de pesquisas quantitativas e qualitativas somente no Brasil sobre Turismo e isso trás uma expectativas de aumento de cerca de 4% e 7% em passagens e hospedagem respectivamente.
Além de apontar de apontar algumas tendências como o aumento no numero de pesquisas e a diminuição do publico que efetivamente viaja porem, com um aumento no tempo de estadia em acomodações menos tradicionais do que os hotéis popularmente conhecidos.
A palestra passou também por números importantes como a porcentagem crescente de viajantes que vão viajar sem o auxilio de agencias de viagem para efetuar suas reservas sendo 66% dos viajantes indo viajar por conta própria 22% utilizando comparadores online e apenas 8 % utilizando agencias de viagens .
“Cada vez mais os viajantes em potencial aprendem sozinhos como se organizar para preparam uma viajar e preferem ter tempo e atendimento personalizado oferecido pela segmentação da internet”, finaliza Aline Prado.