Turismo rural: 7 roteiros de enoturismo para os entusiastas do vinho

O Brasil está cada vez mais ganhando espaço na produção de vinhos. De acordo com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), há 20 regiões produtoras, com produção de destaque no Sul do país. Em 2016, 19,2 milhões de litros de vinhos finos foram comercializados no Brasil, e 165,9 milhões de litros de vinhos de mesa foram vendidos no país.

 

O vinho pode ser apreciado longe de restaurantes e grandes cidades. Em vez de apenas degustar a bebida, que tal valorizar a terra e conhecer a cadeia por completo, desde o início da produção das uvas? Investir no turismo rural pode ser uma ótima opção para viagens de férias e passeios durante os feriados.

 

O turismo rural com foco na produção de vinhos, chamado de enoturismo, é uma boa opção que valoriza o agronegócio e a cultura da bebida. Confira alguns roteiros de turismo rural nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Bahia que, além de ensinar sobre a produção dos vinhos, permitem a degustação dos produtos.

 

1- Vale dos Vinhedos

O Sul do Brasil é famoso por seus chocolates e vinhos, que combinam perfeitamente com o clima frio da região. No Vale dos Vinhedos, que fica localizado na Serra Gaúcha, a aproximadamente 120 quilômetros da capital Porto Alegre, é possível visitar algumas das melhores vinícolas da região. O Vale compreende o território que é formado pelas cidades Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi.

 

O Vale possui mais de trinta vinícolas, desde as familiares até grandes grupos internacionais. No local, diversas vinícolas permitem que os visitantes realizem passeios guiados aos parreirais, conheçam as etapas de vinificação, além da possibilidade de participar de cursos de degustação o ano inteiro. Para mais informações, acesse o site www.valedosvinhedos.com.br.

 

2 – Roteiro do vinho

A cidade de São Roque (SP) se destaca no turismo rural, especialmente por oferecer o Roteiro do Vinho. Ele é formado por vinícolas, adegas, restaurantes e pousadas na Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima. O passeio pelo roteiro é grátis e pode ser feito em carro particular. O visitante paga apenas o que for consumido nas vinícolas. Os estabelecimentos funcionam nos fins de semana e feriados e as vinícolas durante toda a semana.

 

A maioria dos estabelecimentos não cobra entrada para visitação, mas existe uma taxa caso o turista queira fazer visita guiada pela vinícola. A colheita da uva acontece no verão, entre os meses de janeiro e fevereiro, e pode ser acompanhada pelos visitantes. Já o inverno é ideal, pelo clima, para a degustação de vinhos. Além disso, os visitantes podem conhecer as plantações de alcachofra e hortaliças que fazem parte da agricultura da cidade. Informações no site www.roteirodovinho.com.br. 

 

3 – Vale do São Francisco

Embora a produção de uvas seja mais comum em regiões de clima mais frio, o Vale do São Francisco no Nordeste brasileiro vem se destacando como um importante produtor de vinho e referência em turismo rural. O Polo Vitivinícola reúne 7 vinícolas localizadas entre o sertão de Pernambuco e o norte da Bahia. O local, que ocupa mais de 10 mil hectares, tornou-se uma importante rota do vinho brasileira, atraindo inúmeros turistas.

 

A vinícola Ouro Verde, sede da Miolo em Casa Nova, inaugurou em 2008 uma estrutura para receber turistas que visitam a região. Os turistas têm a oportunidade de acompanhar o processo de engarrafamento e destilaria do vinho, além de conhecer a sala de degustação e a área de varejo, que expõe todos os produtos da Miolo. As visitas são guiadas por enólogos ou estudantes de enologia e as degustações dos vinhos são realizadas em salas climatizadas. A vinícola recebe mais de 20 mil turistas por ano. Para mais informações, acesse o site www.miolo.com.br.

 

4- Casa Valduga

A Casa Valduga, vinícola localizada em Bento Gonçalves (RS), foi a pioneira na introdução do turismo rural no Vale dos Vinhedos. O complexo para turistas da vinícola foi criado em 1992, possibilitando o contato dos visitantes com a produção de vinhos. O local possui pousadas e restaurantes, onde é possível reservar pacotes de hospedagem, que também incluem tours pelo local. A visitação permite experiências gastronômicas, além de roteiros onde o visitante pode acompanhar todo o processo de fabricação de vinhos. Informações em www.casavalduga.com.br.

 

5- Vinícola Salton

Localizada na Serra Gaúcha, no vale do Rio das Antas, a vinícola Salton oferece ao público programas de turismo rural na vinícola. Os tours são coordenados por enólogos, possibilitando com que os turistas conheçam a as instalações da empresa de forma única. Durante o passeio, o visitante terá a oportunidade de acompanhar o processo produtivo, elaboração, engarrafamento e amadurecimento dos produtos.

 

Os visitantes têm a possibilidade de escolher entre três roteiros de visita. No Tour Intenso, que tem a duração de duas horas, é possível conhecer os vinhedos, o labirinto, além de acompanhar o engarrafamento dos vinhos. O Tour Gerações tem a duração de duas horas e meia e o visitante, além de conhecer os vinhedos, também poderá ver os tanques de fermentação, a ala histórica, entre outros pontos da vinícola. O Roteiro Fascínios de Vindima dura todo o dia, e a visita inclui almoço na vinícola, visitação e degustação de vinhos e pisa das uvas. Informações em www.salton.com.br.

 

6 – Vinícola Góes

Em 2018 a tradicional vinícola Góes, localizada em São Roque (SP), completa 80 anos de história. Para comemorar a data, haverá diversos momentos de celebração. O primeiro deles é a XII edição Vindima, evento destinado a visitantes e turistas de todos os estados que acontece de vinte de janeiro a 04 de fevereiro.

 

O passeio começa com a história da vinícola sendo contada pelos membros da família e da equipe. O visitante é levado por um trenzinho até o vinhedo. Durante o trajeto, é possível participar de um bate papo, onde são apresentadas as curiosidades da região, do plantio e da colheita da uva.

 

Chegando aos vinhedos, os participantes podem colher as uvas diretamente das videiras. Em seguida, o processo da elaboração do vinho é apresentado no interior da área de produção. Ainda no interior da fábrica os visitantes podem acompanhar a tradicional pisa da uva, tendo a possibilidade de participar do processo de pisa. Informações em www.vinicolagoes.com.br.

 

7 – Festa da Uva

Jundiaí (SP) está se tornando conhecida por sua produção de vinho. De acordo com o Conselho Municipal de Turismo de Jundiaí, atualmente o município possui 20 adegas produtoras da bebida. Contando com uma enorme variedade de produtos, desde vinhos tintos, brancos, secos, suaves e roses, a produção no local começou após a chegada dos imigrantes italianos no século XIX. Atualmente, as vinícolas da região estão abertas para receberem visitantes de todo o país. Além disso, a cidade faz parte do famoso Circuito das Frutas, junto com os municípios de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.

 

Anualmente, Jundiaí promove a Festa da Uva. Em 2018, a cidade realiza a 35ª edição do evento, entre os dias 02 e 04 de fevereiro. Para comemorar a data, haverá exposição e venda de vinhos produzidos na região, workshops enogastronômicos, exposição de orquídeas, passeios turísticos, apresentações culturais e diversas outras atrações. A entrada é gratuita, sendo necessário levar apenas um quilo de alimento não perecível. Informações no site da Festa da Uva.

 

Conheça a revista Farming Brasil!

Farming Brasil. Ano 1, edição 3.
Farming Brasil. Ano 1, edição 3.

A terceira edição da revista Farming Brasil tem reportagem de capa sobre a plantabilidade da soja, com um dossiê completo para avaliar o solo, regular as plantadeiras, capacitar o operador da máquina e plantar com qualidade.

A revista conta também com um robusto especial sobre pecuária. A terceira edição apresenta tecnologias para as máquinas agrícolas, como os pneus radiais e as esteiras de borracha para colheitadeiras de grãos, sistemas de irrigação, tecnologia de aplicação de fertilizantes a taxa variável, energia solar e muito mais! Para adquirir a revista (R$ 14,90 + frete de R$ 6,50), clique aqui para enviar o seu pedido.

 

Cadastre-se para receber notícias gratuitamente da Farming Brasil por e-mail: sfagro.com.br/cadastro

Qual é a sua dúvida agronômica? Para pedir uma reportagem ao site SF Agro, clique aqui e envie uma mensagem para a equipe de jornalistas.