Brasileiros fazem a rota do vinho
Criada em 2005, no Uruguai, “Los Caminos del Vino” surgiu para unificar e consolidar o mercado do turismo de vinho no Uruguai. Fortalecer o setor vinícola e posicionar seus produtos de alta qualidade são os objetivos da associação, sendo no mercado interno quanto no internacional criando assim uma imagem de país produtor e exportador de vinhos finos.
Hoje, aproximadamente 20% dos turistas brasileiros realizam visitas às vinícolas localizadas em Canelones, Maldonado, Montevidéu e Rivera. Desde o surgimento da associação e oficialização da atividade no país o aumento das visitas às vinícolas se mantém em crescimento, e muito desse resultado aconteceu devido o apoio da associação, que impulsionou junto à órgãos públicos o Enoturismo.
O país possui uma infinita programação que envolve as vinícolas e o setor vitivinícola, que recebem turistas os 365 dias do ano, mas existem datas que se destacam, o Festival da Vindima em fevereiro, o Festival do Tannat e do Cordeiro em junho, Noite de San Juan em junho, Festival da Poda em agosto e o Dia do Enoturismo em novembro.
“Quando organizamos uma associação, somamos força para potencializar um setor que é promissor no país”, diz Paula Pivel, presidente de “Los Caminos del Vino”. Reconhecimento, apoio institucional das prefeituras, do Instituto do Vinho (INAVI) e Ministério do Turismo do país, bem como a divulgação em eventos e feiras internacionais, foram algumas das conquistas e benefícios dessa associação às vinícolas.
Para o turista, a criação de uma associação é importante para que todas as informações estejam centralizadas em um só site, www.loscaminosdelvino.com.uy. O projeto Los Caminos del Vino abre as portas das adegas e vinhedos uruguaios para o mundo, para compartilhar os mistérios da uva e desenvolvimento do vinho como uma experiência sensorial completa.
E assim promove o enoturismo como um segmento que oferece visitas experiênciais e sensoriais. O objetivo é oferecer aos visitantes o valor agregado com a transmissão de história, cultura e os mistérios do vinho, bebida que muito tem haver como o jeito de ser uruguaio.
O país possui algumas características que distinguem os seus vinhos da produção vinícola mundial: sua localização geográfica numa latitude privilegiada de frente ao mar e a história de seu povo, em sua maioria imigrantes europeus de tradição vinícola. O projeto tem o apoio do Instituto Nacional de vinicultores e do Ministério de Turismo do Uruguai.
VINHO. Hoje, aproximadamente 20% dos turistas brasileiros visitam às vinícolas localizadas em Canelones, Maldonado, Montevidéu e Rivera