
A dois dias da viagem para Punta Cana com a namorada, o estudante Jos Roberto Loureno descobriu que havia perdido a reserva no hotel e o servio de transferncia, pagos em uma agncia de turismo de Belo Horizonte h cerca de quatro meses. A Nascimento Turismo, empresa responsvel pela venda do pacote de viagem, entrou com um pedido de recuperao judicial na ltima quarta-feira e deixou mais de 300 clientes na mo. Entre eles, Jos Roberto.
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Em fevereiro, ele foi at a filial da empresa na capital, no Bairro Funcionrios, e comprou um pacote para o destino na Ilha de So Domingos, com hotel, passagens e servio de transferncia. Com tudo pago e definido, aguardou pela data da viagem, que seria neste sbado. Na quinta-feira, recebeu uma ligao no celular, com prefixo 00 e acreditou ser do hotel, para confirmar a reserva. Imediatamente, tentou entrar em contato com a agncia de turismo, para pedir ajuda. Ao digitar o nome da empresa em um site de buscas, viu a notcia sobre o pedido de recuperao judicial.
“Fiquei sabendo ontem porque meu telefone tocou e eu cismei que era alguma coisa do hotel. Quando liguei pro hotel, vi que no tinha reserva”, conta. A agncia de turismo repassou o valor apenas para a companhia area, garantindo somente as passagens de ida e volta de Jos Roberto e a namorada. Sem lugar pra ficar, ele teve que desembolsar cerca de US$ 3 mil, alm do que j tinha pago, para garantir a hospedagem.
“A empresa deixou um tanto de gente na mo. Disponibilizaram um telefone que voc conseguia falar s no final da tarde. Neste meio tempo, os clientes tiveram que se virar. Se no fossem os contatos que eu tinha, o ingls que eu sei falar, no daria certo”, diz o estudante.
Em um comunicado oficial, a empresa explicou o pedido de recuperao judicial culpando a crise que o pas atravessa. “a exemplo de demais companhias em diversos segmentos da economia, foi impactada pelas crises que o pas atravessa: segurana, hdrica, energtica, econmica e, a pior de todas, a crise de confiabilidade”, diz a nota. Em uma entrevista ao site Panrotas, especializado em turismo, o presidente e fundador da empresa, Eduardo Nascimento, disse que o maior problema enfrentado pela empresa foi o corte de crdito de fornecedores internacionais, que teria afetado o fluxo de caixa.
Consumidor
Segundo o presidente da Associao Brasileira de Agncais de Viagens nacional, o problema para os clientes que compraram pacotes com a Nascimento Turismo se restringe a parte terrestre. A agncia informou que os bilhetes areos e martimos foram pagos, mas o mesmo no ocorreu com a parte terrestre, que inclui hotis e passeios.
Nesta quinta-feira, as associaes do setor de turismo (Abav nacional, Abav-SP, Abracorp, Braztoa, Abremar e Aviesp) se reuniram em So Paulo para orientar as agncias de viagens, as operadoras de turismo e os clientes que compraram pacotes da Nascimento. De acordo com as entidades, a inteno tentar renegociar com os hotis e as prestadoras de servios terrestres para atender aos viajantes.
Antonio Nascimento, da Abav, disse que uma das sadas que o cliente ou a operadora assuma o custo do terrestre e depois busque o ressarcimento com a Nascimento. Leila Cordeiro, assistente tcnica da Fundao Procon-SP, enfatizou que “de jeito nenhum” os clientes ou as operadoras devem arcar com esse nus.
Com informaes da Agncia Estado