Iniciativa divulga boas práticas mundiais e estimula gestores para maior presença dos destinos nacionais no mercado internacional
O projeto Inspira Mundi, idealizado por Richard Alves, diretor da Lab Turismo Consultoria, referência em soluções para o desenvolvimento do setor turístico, em parceria com Thiago Akira, autoridade em marketing turístico e Daniel Turbox, especialista em tecnologia e inovação, nasce da necessidade de fortalecer o posicionamento do Brasil no mercado internacional. A iniciativa tem como foco capacitar gestores de destinos e empreendedores do setor para ampliar sua presença global, garantindo uma participação mais qualificada e assertiva nos principais mercados mundiais de turismo.
Para desmistificar a ideia de que o turismo internacional é distante e inacessível, os três especialistas participam ativamente de grandes feiras internacionais, promovendo imersões para compartilhar insights estratégicos e práticos com o mercado brasileiro. O projeto gera conteúdo em tempo real por meio de transmissões ao vivo e materiais digitais, oferecendo um olhar exclusivo sobre tendências emergentes, novas tecnologias, inovações em marketing turístico e estratégias de gestão de destinos.
“O Inspira Mundi é uma contribuição essencial para a internacionalização do turismo brasileiro. Nosso objetivo é qualificar gestores e empreendedores, aproximando-os das principais inovações globais e fortalecendo a posição do Brasil no setor”, afirma Richard Alves.
O projeto esteve presente em duas grandes feiras internacionais, a FITUR Madrid, um dos principais encontros globais para a promoção de destinos, produtos e serviços turísticos, e a BTL Portugal, evento estratégico para a geração de negócios e parcerias na Europa. Nos próximos meses, o Inspira Mundi continuará sua atuação na WTM São Paulo, maior feira de turismo da América Latina; na WTM Londres, um dos eventos mais relevantes do setor a nível mundial; e na FIT Buenos Aires, que se destaca na promoção do turismo na América Latina.
“Minha análise comparativa em feiras internacionais identificou três fatores de sucesso: integração digital-presencial, narrativas autênticas e estratégias de nicho. Segundo o Fórum Econômico Mundial, destinos com storytelling consistente crescem 37% mais que concorrentes. No Inspira Mundi, traduzimos estas práticas para o trade brasileiro, adaptando técnicas bem-sucedidas globais focadas na experiência do viajante”, endossa Thiago Akira.
Além da cobertura digital, o Inspira Mundi promove workshops presenciais em destinos brasileiros, nos quais Richard Alves, Thiago Akira e Daniel Turbox aprofundam os principais insights captados nos eventos internacionais. Cada workshop é estruturado em torno de nove grandes tendências, sendo três abordadas por cada especialista: Richard Alves foca na gestão de destinos, Thiago Akira em marketing digital no turismo e Daniel Turbox em tecnologia, automação e inteligência artificial aplicadas ao setor.
“No Inspira Mundi, conectamos o Brasil às inovações globais do turismo. IA, automação e tecnologia são essenciais para o setor, e levamos esses insights das maiores feiras internacionais para workshops presenciais, garantindo que gestores e empreendedores tenham acesso às estratégias que estão moldando o futuro”, finaliza Daniel Turbox.