Novas rotas turísticas em Minas Gerais: descubra experiências no interior do estado

Não é segredo que Minas é um dos destinos mais autênticos do Brasil. Mas o que talvez você ainda não conheça são os novos caminhos que estão sendo abertos para quem quer ir além do clichê do queijo com café. Durante a WTM Latin America 2025, que aconteceu entre os dias 14 e 16 de abril, na Expo Center Norte, em São Paulo, o estado lançou três novas rotas turísticas em Minas Gerais que vão te fazer enxergar o destino com outros olhos.

Prepare-se para viver experiências turísticas autêinticas que misturam natureza, sabores, história e bem-estar em destinos pouco explorados (e incrivelmente encantadores).

1. Rota Caparaó Mineiro: montanhas, cafés especiais e acolhimento

Paisagem montanhosa de Minas Gerais
Foto Elias Rovielo/Flickr

Imagine acordar com o cheirinho de café fresco vindo direto da fazenda. Na região de Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caparaó e Espera Feliz, você pode conhecer de perto a produção dos melhores cafés especiais de altitude do Brasil. E mais: fazer trilhas no Parque Nacional do Caparaó, subir até o Pico da Bandeira e terminar o dia em pousadas cheias de charme, com comida caseira e hospitalidade mineira.

2. Rota Vulcânica: águas termais, vinhos e paisagens surpreendentes

Foto de Victor Imesi

Poços de Caldas, Caldas e Andradas são as estrelas dessa rota que une relaxamento e sabor. As águas termais em Minas Gerais são conhecidas por suas propriedades terapêuticas e os vinhos locais surpreendem pela qualidade. Em Andradas, é possível visitar vinícolas em Minas que combinam tradição italiana com as paisagens mineiras. Um convite perfeito para quem quer desacelerar e se reconectar.

3. Rota Estrada Cênica da Cordilheira do Espinhaço: natureza, cultura e autenticidade

Foto Danteacherbrazil

De Lagoa Santa até Diamantina, essa rota é um mergulho na alma de Minas. Passando por cidades históricas de Minas Gerais, serras, vales e parques naturais, o caminho atravessa regiões reconhecidas como Reserva da Biosfera pela Unesco. São 11 municípios conectados por paisagens de tirar o fôlego e experiências que incluem desde a tradição do Queijo Minas Artesanal até a exuberância da Serra do Cipó.

Minas de dentro pra fora

Essas três novas rotas turísticas mostram que o turismo em Minas Gerais vai muito além dos destinos tradicionais. Elas valorizam a cultura local, os produtores regionais e um jeito mais sensível de viajar. Se você quer se surpreender, comer bem, relaxar e ainda sentir que sua viagem tem impacto positivo, coloque essas rotas no seu radar.