Equador celebra aumento de turistas brasileiros e aposta em experiências autênticas na WTM

País registra crescimento de 30% no número de visitantes vindos do Brasil e reforça sua diversidade cultural e natural como diferencial para o turismo sul-americano

País reforçou o destaque para a diversidade das regiões
Equador marcou presença na WTM Latin America 2025 || Foto: divulgação

Entre sabores de cacau, cafés aromáticos e paisagens que vão dos Andes à floresta amazônica, o Equador aproveitou sua participação na WTM Latin America 2025, realizada entre os dias 14 e 16 de abril em São Paulo, para reforçar seu papel como um dos destinos mais completos e surpreendentes da América do Sul. E não apenas pela diversidade natural e cultural: o país também celebrou um aumento de 30% no número de turistas brasileiros no primeiro trimestre deste ano — um dado que confirma a crescente curiosidade dos brasileiros pelo destino.

De acordo com Santiago Granda, subsecretário de Promoção do Turismo do Equador, mais de 4,6 mil brasileiros visitaram o país entre janeiro e março de 2025, colocando o Brasil como o quarto maior mercado regional. “Estamos investindo fortemente na promoção do destino. O resultado já aparece nos números, e nosso objetivo é ambicioso: até 2030, queremos que o Brasil seja o principal mercado emissor sul-americano para o Equador”, afirma.

Com um estande de 100m² e representantes das quatro regiões turísticas — Amazônia, Andes, Costa do Pacífico e Ilhas Galápagos — o Equador apostou em apresentar ao público brasileiro uma nova forma de viajar: com experiências autênticas, conectadas ao território, à cultura e aos sentidos.

Empresas privadas levaram propostas de viagens que vão desde o turismo comunitário na floresta até vivências com tradições andinas, passando por expedições às ilhas e roteiros pela costa equatoriana. A diversidade de opções reforça o posicionamento do país como “o país dos quatro mundos” — uma síntese de sua pluralidade em distâncias curtas, ideal para viajantes em busca de múltiplas paisagens em uma única jornada.

Próximo passo: consolidar o Brasil como mercado estratégico

Com números positivos, uma apresentação de marca que combina natureza, cultura e hospitalidade, e uma infraestrutura pronta para receber brasileiros, o Equador volta da WTM com a missão de ampliar sua presença no imaginário do turista brasileiro. A expectativa é transformar o bom momento em fluxo contínuo — e fortalecer as pontes entre os dois países por meio de parcerias, novos produtos turísticos e voos acessíveis.

Para quem deseja explorar o continente de forma mais profunda, com experiências reais, encontros humanos e paisagens inesquecíveis, o Equador se apresenta como um destino plural, acessível e surpreendente — pronto para receber cada vez mais brasileiros de braços abertos.