O governador Renan Filho assinou, nesta sexta-feira (26), a autorização para a celebração de dois convênios que vão beneficiar de forma significativa o setor turístico de Alagoas. A assinatura ocorreu no Palácio República dos Palmares, durante encontro com a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires, e a diretoria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (Abih-AL) e do Maceió Convention e Visitors Bureau.
O convênio, a ser firmado com a Abih-AL, prevê a liberação de R$ 480 mil por parte do governo do Estado, para viabilizar ações de promoção no cenário regional, nacional e internacional, visando o aumento do fluxo e permanência do turista em Alagoas.
Os recursos serão destinados para a realização de eventos e negócios; elaboração de material promocional; participação em feiras e eventos nacionais, além de capacitações com agentes de viagens e outras ações.
Já com o Maceió Convention e Visitors Bureau, o governo vai promover e divulgar Alagoas com foco na captação de eventos e negócios. Para isso, será feito um trabalho de mobilização para fortalecer Alagoas como destino para o segmento de eventos e negócios nos principais mercados emissores e organizadores de eventos, como também ações de promoção por meio digital. O total de investimentos é de R$ 144 mil.
Na oportunidade, o governador destacou a importância do turismo dentro do cenário econômico local, enfatizando a grande capacidade de geração de postos de trabalho e movimentação financeira.
Renan Filho falou sobre outras ações prioritárias que serão viabilizadas em eixos como infraestrutura, tributação, captação de investimentos e diversificação da oferta turística.
“O turismo é um dos principais pilares do desenvolvimento econômico de Alagoas. É nosso compromisso procurar identificar os desafios e oportunidades para que a atividade continue crescendo no estado. O trabalho em conjunto com a iniciativa privada é fundamental para que isso aconteça, por isso, estamos inteiramente à disposição do trade turístico local”, disse o governador.
A secretária Jeanine Pires explicou que as ações previstas nos planos de trabalho dos convênios serão executadas até junho de 2017.
“Os recursos estão assegurados para os próximos dois anos. Esses convênios fazem parte do planejamento da Sedetur, que conta com metas e objetivos de médio e longo prazo para dinamizar o turismo local. O trade é um grande parceiro do Governo para o crescimento da atividade”, declarou a titular da pasta do Desenvolvimento Econômico e Turismo.
O presidente da Abih-AL, Mauro Vasconcelos, agradeceu o apoio do governador Renan Filho, que, segundo ele, tem demonstrado o interesse em superar os principais gargalos existentes para alavancar e dinamizar o turismo no estado.
por Agência Alagoas