G1 – Socorro, no Circuito das Águas, cria alternativas para o turismo …

Socorro (SP), uma das cidades do Circuito das Águas na região de Campinas conhecidas por atrair turistas para atividades em meio à natureza, espera um aumento de 10% no número de visitantes este ano. O município tem investido na programação de inverno, há chalés com lareira, comida assada na fogueira e feira de malhas.

Segundo o próprietário de um dos parques, Sebastião Ginghini, o turista que passa um fim de semana na cidade pode dormir dentro da área que concentra atividades como arvorismo, por exemplo. “Todas as pousadas têm lareira e aquecimento central”, afirma.

A temperatura mais baixa também atrai mais turistas para as tradicionais malharias. As compras deste tipo de roupa aumentam no frio e, por isso, é outra aposta para firmar o turismo na cidade.

Socorro, SP, investe em atividades para turismo no inverno (Foto: Reprodução/ EPTV)Feira de malhas atraia turistas interessados em
compras (Foto: Reprodução/ EPTV)

“Temos a Serra da Mantiqueira, um lugar de ar puro e belezas naturais, mas sem dúvida a malharia, no inverno, é o foco principal”, afima o Presidente do Conselho Municipal de Turismo, Vitório Zuccon.

Um outro ponto da cidade que atrai os turistas é a Pedra da Bela Vista, com uma paisagem rural e pratos típicos de inverno, como caldos, chocolate quente e pan de palo.

A receita original do pão foi trazida pelo proprietário do restaurante, Daniel Rosa, após uma expedição na Cordilheira dos Andes. “No Peru, em uma comunidade indígena local, eles preparam esse pão e levam na mochila. Eu trouxe a receita de lá e acabei adptando com os nossos recheios”, conta Rosa. Cada cliente assa o próprio pão em uma fogueira., veja no vídeo acima como o pan de palo é preparado.

A combinação entre o turismo de inverno e a gastronomia é aprovada pelos visitantes. “A gente acaba comendo bem mais, não tem jeito, ainda mais quando estamos em outra cidade que você quer provar a culinária local”, afirma a estudante Jéssica de Oliveira.

Socorro, SP, investe em atividades para turismo no inverno (Foto: Reprodução/ EPTV)Parque oferece atividades de arvorismo para
turistas em Socorro (Foto: Reprodução/ EPTV)

As atividades na natureza não perdem espaço nessa época. “Aqui, a gente se desestressa, é muito bom, eu aconselho à qualquer pessoa a vir”, afirma a técnica de enfermagem Alvina Andrade, que veio de São Paulo com o marido e o filho de quatro anos para visitar Socorro.

O arvorismo, um passeio a quatro rodas e o rapel são opções que podem ser aproveitadas nos dias de inverno. “É muito legal, a gente se diverte e dá uma animada no fim de semana”, diz o Victor Hugo Siqueira, de 9 anos.