Bonito e Jardim terão cursos de qualificação para alavancar o Turismo

Mais de 200 municípios, entre os quais, Bonito e Jardim, serão beneficiados este ano com cursos profissionalizantes em áreas como hotelaria, agências de viagens e gastronomia.
 
O objetivo é qualificar a mão de obra para o setor de Turismo. Desde o início do mês até a última sexta-feira (17), foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) 30 acordos de cooperação técnica que instituem o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) Turismo nesses locais.
 
Ao todo, 214 entes federados serão contemplados com as atividades do programa. O primeiro esforço de qualificação ocorreu durante a Copa do Mundo, quando as ações foram implantadas em 120 municípios. Nessa nova etapa, foram inseridos mais 94.
 
Entre as novas cidades selecionadas, a CNM (Confederação Nacional de Municípios) observa que 81 estão localizadas no entorno de Parques Nacionais e 13 são cidades históricas.
 
O programa terá quatro linhas de ação: a primeira para pessoas que desejam atuar no turismo; a segunda para aqueles que já trabalham na área; uma terceira para jovens e familiares em situação de vulnerabilidade social ligados ao projeto ViraVida; e outra destinada à produção associada ao turismo, para o desenvolvimento local de municípios.
 
Inclusões – O diferencial deste ano foi que o Pronatec Turismo aumentou a participação da Região Norte no programa, com a inclusão do Estado do Amapá. Para 2016, a previsão é que Roraima e Acre também sejam contemplados.
 
Calendário dos cursos – As aulas devem começar nos próximos meses. Os interessados devem ficar atentos à publicação das datas de pré-matrículas, os cursos e os números de vagas disponíveis junto aos órgãos municipais de turismo.
 
Mais de 200 cursos devem ser oferecidos pelo Pronatec, a depender da demanda e capacidade da Instituição de Ensino de cada município.
 

Veja TambémNo caso de Bariloche, a agência identificou um crescimento de 163% na venda de pacotes para este destino específico e que os brasileiros lideram o ranking de turistas que mais alugam veículos por lá.TURISMOBrasileiros invadem Argentina e Chile nas férias de invernoNo setor superior do Cerro Catedral, ponto turístico mais visitado do local, a quantidade de neve chegou a 1,40m e no setor intermediário da montanha a 1,10m.TURISMOVolume recorde de neve em Bariloche, na ArgentinaENCONTROBraztoa comemora sucesso do Encontro com Mercados ColômbiaOs locais mais procurados por estrangeiros no Estado são o Pantanal e Bonito, já que 73,8% dos turistas procuram natureza e aventura em suas viagens.TURISMOCom Pantanal e Bonito, Mato Grosso do Sul recebe 62 mil estrangeiros e turismo tem aumento de 50%Comentários