Programmatic aumenta receitas de editoras
A combinação de vendas de anúncios tradicionais e programáticos aumenta as receitas e a margem de lucro de publishers. No entanto, apenas 25% das empresas conseguem converter isso em venda. Esses dados são conclusões de um estudo do The Boston Consulting Group (BCG), consultoria de gestão internacional.
O relatório The Programmatic Path to Profit for Publishers (O caminho programático para o lucro de editoras) buscou entender abordagens e estratégias de venda de anúncios utilizadas por companhias de alto desempenho. Saber combinar ambos os tipos de venda de anúncios, em uma estratégia cross-channel baseada em análise de dados, é um fator para que um publisher consiga se destacar entre seus concorrentes, de acordo com os resultados da pesquisa.
Para conquistar preços mais elevados de venda, o estudo destaca a importância de aprimorar a tecnologia com o objetivo de conectar o público com anunciantes. As editoras que conseguem desenvolver as capacidades corretas para alinhar a estratégia de cross-channel e os objetivos das vendas programadas são aquelas que têm mais chances de aumentar a receita a curto prazo e ampliar a margem de crescimento.
Além disso, o relatório destaca a necessidade de criação de valor por parte das editoras para o aumento de vendas. Foi apontado, como pode ser visto no gráfico abaixo (em inglês), que apenas cerca de 20% do tempo de uma editora é gasto nesse tipo de atividade. Uma grande parte das editoras também deixa de utilizar a tecnologia que tem disponível para aumentar as vendas programadas e margens de lucro.