Os túmulos mais visitados no mundo

Viajar não é somente uma oportunidade de conhecer lugares novos e quebrar a rotina do dia a dia, viajamos também para nos sentir parte de alguma história. Certos locais fazem com que nós, de alguma forma, possamos nos conectar com algum evento ou fato marcante ou até mesmo a uma pessoa.

É por conta desse sentimento que visitar os túmulos de figuras históricas, artistas e celebridades pode ser uma experiência tão interessante, apesar de ser um pouco mórbida.

Os locais de repouso de muitas pessoas célebres acabam virando pontos turísticos curiosos que atraem visitantes de todo mundo, que desejam prestar suas homenagens e refletir sobre a importância do legado deixado por aqueles que se foram.

Seja qual for o motivo, visitar cemitérios e túmulos pode ser um passeio muito interessante. Por isso, a próxima vez que você for viajar, quando você for pesquisar sobre passagens, hotéis e seguro viagem, não esqueça de dar uma olhada nos cemitérios locais.

E para te inspirar, o Viagem Livre reuniu os túmulos mais visitados do mundo.

Princesa Diana (1961 – 1997) – Northamptonshire, Inglaterra

tumulos-mais-visitadostumulos-mais-visitados

Lady Diana ganhou notoriedade depois de se casar com príncipe Charles, filho da rainha Elizabeth 2ª, em 1981. Embora o casamento com o herdeiro do trono inglês tenha elevado seu status de nobreza, foi seu trabalho de caridade que lhe rendeu o título de princesa do povo.

Seu local de descanso fica em Althrop, a casa de campo de sua família, a 120 quilômetros de Londres. Os restos mortais da princesa ficam em uma ilha no centro de um lago na propriedade. O terreno e o casarão da família Spencer juntamente com túmulo e memorial da princesa Diana ficam abertos para visitação alguns dias do ano.

Michael Jackson (1958 – 2009) – California, Estados Unidos

tumulos-mais-visitados2tumulos-mais-visitados2

Embora a vida do Rei do Pop tenha sido marcada por diversas histórias controversas, a importância do seu legado é indiscutível. Seu álbum Thriller é, até hoje, o mais vendido da história e sua influência na cultural durante as últimas décadas ultrapassou o universo da música.

Após sua morte inesperada, em 2009, Michael Jackson foi enterrado no cemitério Forest Lawn em Los Angeles. O mausoléu onde o cantor está sepultado ocupa o local central da necrópole, onde diversas outras celebridades como Walt Disney, Elizabeth Taylor e Paul Walker também repousam eternamente. Embora o acesso ao cemitério seja aberto ao público, a área onde o corpo de MJ encontra-se é restrita somente aos membros da família.

Lenin (1870 – 1924) – Moscou, Rússia

tumulos-mais-visitados3tumulos-mais-visitados3

Reconhecido como uma das figuras históricas mais influentes do século 20, o ex-primeiro ministro da União Soviética continua sendo uma figura muito controversa. Seus admiradores o veem como o patrono dos direitos dos trabalhadores, enquanto seus críticos, por sua vez, o consideram o fundador de uma ditadura responsável por guerras civis e abusos aos direitos humanos.

Mas independente visão política e histórica que você possa ter sobre o pai da União Soviética, o Mausoléu de Lenin é quase que uma parada obrigatória para quem vai a Moscou. Situado na Praça Vermelha, o túmulo em formato de pirâmide, inspirado em templos da Grécia Antiga, contém dois andares subterrâneos e embora sua arquitetura seja impressionante, o que mais chama a atenção dos visitantes sem dúvidas é o corpo embalsamado do líder soviético que é exibido em perfeito estado de conservação, a despeito dos quase 100 anos de sua morte. A entrada é aberta ao público e gratuita.

Oscar Wilde (1854 – 1900) – Paris, França

tumulos-mais-visitados4tumulos-mais-visitados4

Um dos maiores autores do século 19, Oscar Wilde foi um escritor, poeta e dramaturgo irlandês. Suas peças de teatro são, ainda hoje, encenadas no mundo inteiro e seu romance “O Retrato de Dorian Gray” é de grande importância para a literatura mundial.

Assim como colocar cadeados nas pontes de Paris, beijar a escultura sobre jazigo do escritor, deixando marcas de batom, é um dos rituais mais comuns dos turistas que visitam a cidade luz, tão comum que o ato começou a danificar a obra e por conta disso em 2011 uma proteção de vidro foi erguida em volta do monumento. Os visitantes ainda deixam beijos e mensagens escritas com batom sobre o vidro, além de cartas e bilhetes para o escritor. A sepultura fica no cemitério Père Lachaise, onde também estão enterradas outras figuras importantes como Balzac, Allan Kardec, la Fontaine e Molière.

Jim Morrison (1943 – 1971) – Paris, França

tumulos-mais-visitados5tumulos-mais-visitados5

É também em Père Lachaise que o vocalista do The Doors está sepultado. E embora o cemitério seja o local de descanso de diversos artista importantíssima como Chopin, Edith Piaf e Proust, a lápide quase sem marcação e desprovida de ornamentos do cantor é o local mais visitado do cemitério.

Jim Morrison faleceu em Paris em 1971 com suspeita de overdose, contudo o verdadeiro motivo de sua morte nunca foi confirmado. Seu túmulo permaneceu sem marcação por muito tempo. Ao longo dos anos, diversas lápides foram erguidas e vandalizadas, algumas pessoas que visitam sua sepultura também depredavam as lápides em torno do local, o que fez com que grades de metal fossem colocadas em volta da área.

Bob Marley (1945 – 1981) – Nine Mile, Jamaica

tumulos-mais-visitados6tumulos-mais-visitados6

Com uma população de apenas 300 habitantes, a pequena vila de Nine Mile é um dos lugares turísticos mais visitados na Jamaica, pois é o local de nascimento de da maior lenda do reggae. A poucos metros da casa onde o rei do reggae nasceu, dentro de uma pequena igreja com arquitetura etiópia, ele encontra-se sepultado em um mausoléu de mármore junto com sua guitarra. Sua antiga residência foi transformada em um museu que contém diversos objetos do artista e conta a história do ritmo jamaicano difundido no mundo pelo cantor.

No dia primeiro de fevereiro, depois que o governo da Jamaica declarou feriado nacional no aniversário de morte de Bob Marley, todos os anos há uma grande festiva de música que reúne milhares de fãs nas proximidades do seu túmulo.