Confira dicas de turismo local para o Dia dos Pais

Há mais de 100 anos, o Dia dos Pais é comemorado, mesmo que em épocas diferentes, em todo o mundo. Na América do Norte e no Reino Unido, por exemplo, a data cai no terceiro domingo de junho. No Brasil, este ano, o dia deles será o próximo domingo (09) e, além do tradicional almoço em família, que tal proporcionar um passeio diferente e que envolva a todos em um cenário cultural, histórico e único? Segundo Sandra Morais, nome à frente da MB Turismo, não é preciso viajar para longe e nem gastar muito para se aproveitar as belezas extraordinárias que a nossa terra tem.
Elencamos alguns lugares imperdíveis, para deixar o dia dos caras mais importantes de nossas vidas muito mais divertido. Confira:

Foto: Reproduo/Internet

Foto: Reprodução/Internet

Museu Cais do Sertão
Localizado entre o Porto do Recife e o Marco Zero, o Cais do Sertão já é o segundo museu mais visitado de Pernambuco (o primeiro é o Instituto Ricardo Brennand). Nos seus primeiros 12 meses, o local recebeu mais de 10 mil visitas por mês.
Quem passa pelo prédio, pode conferir o Túnel do Capeta, a Sala do Imbalança, o Sertão Mundo, a Casa do Transtempo e as Cabines de Karaokê. Também vale visitar a Sala da Poesia, onde são exibidos filmes, e o Túnel das Origens, espaço que mostra a tradicional música sertaneja.
Aos domingos, o museu abre das 11h às 17h e a entrada custa R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia).

CATAMAR 2

Passeio de Catamarã
O passeio de Catamarã é uma deliciosa forma de conhecer parte do Recife totalmente cortada por canais. O trajeto aquático dura em torno de uma hora e percorre as três ilhas do centro do Recife, passando pelo Marco Zero, Parque das Esculturas de Francisco Brennand e o casario da Rua da Aurora. Quem for curtir os momentos de passeio, ainda vai contar com um guia local, contando a história da capital. Aos domingos, o tour é das 16h às 20h e o embarque é feito no cais das Cinco Pontas.

OLINDA 2

OLINDA 2

Olinda
Com 480 anos, Olinda possui os títulos de Monumento Nacional, Patrimônio Cultural da Humanidade, Cidade Ecológica e a Primeira Capital Brasileira da Cultura. Conhecida por suas belezas naturais, sua cultura e a preservação dos seus patrimônios materiais e imateriais, a cidade é um convite a um roteiro inesquecível, no qual poderá desfrutar-se de igrejas, espaços culturais, museus, observatórios e uma gastronomia riquíssima.

S11 ARQUIVO   13/03/2013   CADERNO2 DOIS/cena do filme Francisco Brennand, de Mariana Brennand Fortes    FOTO DIVULGACAO

S11 ARQUIVO   13/03/2013   CADERNO2 DOIS/cena do filme Francisco Brennand, de Mariana Brennand Fortes    FOTO DIVULGACAO

Francisco Brennand
Surgida das ruínas da antiga fábrica de Cerâmica São João, que funcionou de 1917 a 1945, sob o comando de seu pai, Ricardo Brennand, a Oficina Francisco Brennand conta com um acervo de mais de 2000 peças, entre esculturas e pinturas, espalhadas por 15mil m² de área construída. Por lá, além de desfrutar da visitação ao belíssimo parque de esculturas, o visitante ainda pode se deliciar com um saboroso restaurante.
Aos domingos, o local funciona das 10h às 16h.

PAO DO FREVO 1

Paço do Frevo
Localizado no Bairro do Recife, o Paço do Frevo é um espaço dedicado à pesquisa, lazer e formação na áreas de dança e música do frevo. Durante todo o ano, o visitante vai encontrar um vasto universo de personalidades, memórias e vivenciar toda a história do Carnaval. O lugar é super interativo e, no próximo domingo, Dia dos Pais, vai oferecer o Vamos Cair no Passo, no qual o público, após visitar todo o espaço, vai experimentar 10 passos básicos de frevo e um jogo de improviso. Aos domingos, o local funciona das 14h às 17h.

RICARDO BRENNAND 3

RICARDO BRENNAND 3

Instituto Ricardo Brennand
O Instituto Ricardo Brennand foi fundado em 2002 pelo empresário e colecionador pernambucano, Ricardo Brennand. Construído no bairro da Várzea, no estilo medieval, seu complexo arquitetônico divide-se em Museu Castelo São João, Pinacoteca, Galeria e a Capela Nossa Senhora das Graças. Por lá, o visitante vai encontrar uma exposição permanente de objetos históricos-artísticos de diversos lugares do mundo, do período que vai da baixa Idade Média ao século XXI com forte ênfase na documentação histórica e iconográfica relacionada ao período colonial e ao Brasil Holandês. O espaço ainda ostenta a maior coleção do mundo de pinturas de Frans Post e um dos maiores acervos de armas brancas do planeta. Com certeza uma delícia de passeio para pais e filhos. O horário de funcionamento aos domingos é das 13 às 17h.