Secretário do Estado destaca acções viradas ao turismo

Ao intervir no encerramento da primeira Feira Internacional da Agro-pecuária, Indústria e Turismo do Cuando Cubango “Expo-Menongue2015”, Alfredo Varo Caputo reconheceu o esforço do governo da província tendente ao desenvolvimento socioeconómico da população da região.

O secretário de Estado destacou as incidências que nortearam a realização da feira evento, com a participação de expositores nacionais e estrangeiros, com destaque para argentinos, italianos, espanhóis, brasileiros e portugueses, como elementos motivadores das acções de diversificação da economia, tendo em conta a apresentação de equipamentos nos sectores agro-pecuário, indústria e turismo.

Argumentou  que o turismo pode ser um sector de grande valência para inclusão social e a produtividade económica, por constituir uma ressonância cada vez maior e forte para um sector cada vez mais activo na projecção do desenvolvimento sustentável.

“ Trata-se, por isso, de um sector importante e em franco crescimento, onde a estatística de oferta dos serviços de alojamento e restauração pós-guerra falam por si, assim como da sua capacidade empreendedora”, sublinhou.

Apelou aos empreendedores no sentido de observarem a província com perspicácia, por formas a compreenderem a imensidão de oportunidades que poderão encontrar na realização dos seus negócios.

Neste particular, destacou que a província tem na sua matriz principal de investimentos dois importantes projectos estruturantes do sector de hotelaria e turismo, nomeadamente o projecto transfronteiriço Okavango/Zambeze e o Pólo de Desenvolvimento Turístico da Bacia de Okavango, que contarão com uma forte participação do ramo privado, para a dinamização que se pretende.

Alfredo Varo indicou que será lançado uma proposta conjunta, ainda no decurso de 2015, para a realização no Cuando Cubango, de um fórum sobre oportunidades de investimentos na região de Okavango Zambeze e na Bacia de Okavango.

Sem precisar o mês da concretização do evento, o secretário do Estado convidou, para o efeito, os empresários nacionais e estrangeiros, a banca e demais investidores, para conhecerem “in-louco” o valor económico e potencial turístico da província do Cuando Cubango, sudeste do país.