Motoristas protestam no DF contra norma que limita serviço de turismo
Representante de associação de transporte turístico durante protesto contra resolução da ANTT (Foto: Gabriel Luiz/G1)
Motoristas de vans que fazem transporte turístico protestaram em frente ao prédio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília, na manhã desta quarta-feira (19). Eles reclamam de uma resolução da entidade que impede que carros do tipo se desloquem mais do que 270 quilômetros e permaneçam fora da cidade por mais de 12 horas. O G1 procurou a ANTT, mas nenhum representante quis atender a reportagem.
De acordo com o grupo, a resolução restringe as atividades do setor. Por causa dela, por exemplo, uma van que saia de Brasília não pode levar turistas até Caldas Novas (GO). A norma é de 6 de julho deste ano.
Outro ponto da medida é de que somente empresas com capital acima de R$ 120 mil podem ser autorizadas a fornecer o serviço. Membro da Ametur, associação que representa pequenos empresários de vans, Chesman Ramos diz que a resolução está “cercando o direito” deles.
“A maioria é microempreendedor individual. A ANTT está querendo dar nossa demanda para grandes empresas, inviabilizando nosso negócio”, afirmou.