As estratégias de proteção e enfrentamento à exploração sexual no turismo serão tema de seminário que acontece na próxima sexta-feira (21) no Rio de Janeiro.
A capital carioca será a primeira a sediar uma nova etapa de palestras do Ministério do Turismo que passa por seis capitais, entre as quais todas as sedes do futebol olímpico: Manaus, Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Rio.
O objetivo é mobilizar os setores ligados ao turismo, como profissionais que atuam em bares, restaurantes, pontos turísticos e meios de hospedagem, sobre a importância de atuar preventivamente e denunciar em caso ou suspeitas de crime.
O coordenador-geral de Proteção à Infância, Adelino Neto, será o porta-voz do Ministério do Turismo no evento. Ele apresenta o programa Turismo Sustentável e Infância, que divulga campanhas sobre o tema, incentiva a qualificação profissional aos jovens vitimados, além de distribuir um manual que orienta profissionais a lidar com esse tipo de situação e incentivar a importância da denúncia por meio do Disque 100, um serviço de ligações gratuitas do Governo Federal.
O Rio de Janeiro é o segundo estado do país em número de denúncias voltadas à exploração sexual de crianças e adolescentes. Foram 187 ligações pelo Disque 100 entre janeiro a junho deste ano. No ano passado, o Rio ficou entre os cinco estados que mais recorreram ao serviço telefônico do governo federal. “No momento em que o Brasil espera receber um grande fluxo de visitantes é importante mobilizar um maior número de pessoas para se pronunciar em casos ou suspeitas de exploração sexual infantil”, explica Adelino.
O evento é aberto ao público. Representantes do Sesi, do Ministério da Saúde e da Polícia Rodoviária Federal também vão apresentar ações voltadas para proteção da criança.
Serviço: Seminário ‘Prevenção e Enfrentamento a Exploração Sexual de Criança e Adolescente’
Data e hora: 21/08/2015 (sexta-feira), às 14 h
Local: Auditório Copacabana (sede da Firjan) – Av. Graça Aranha nº 01 – 13º andar, Centro