Tudo o que você precisa saber para comer um bom bacalhau em Lisboa

Comer um bacalhau em Lisboa é praticamente uma obrigação. Não se sabe exatamente a origem da tradição, mas Portugal é o maior consumidor de bacalhau do mundo, responsável por 25% de todo consumo global. Para quem está indo ao país no final do ano (ou em qualquer outra época do ano), o Dubbi, plataforma colaborativa de viajantes, separou os melhores lugares para provar um delicioso bacalhau na capital portuguesa.

Aliás, como diz o viajante Roberto Luiz Pereira, de Itajaí, “em Portugal se come bem em tudo que é lugar, dificilmente você vai encontrar algum restaurante tão ruim que possa estragar um bacalhau por lá”.

Shutterstock/Divulgação/Dubbi

Shutterstock/Divulgao/DubbiShutterstock/Divulgao/Dubbi

Portugal é o maior consumidor de bacalhau do mundo

 

Mesmo assim, vale dar uma conferida nas seguintes dicas.

Mercado da Ribeira

A recomendação da viajante Emanuele Lange, que mora há um ano em Lisboa, é o Mercado da Ribeira, uma espécie de mercado municipal, com praça de alimentação e mais de 30 restaurantes. O local, reaberto em 2014, reúne alguns dos melhores chefs de Portugal, com preço bem mais em conta do que praticado nos restaurantes. O ambiente é bastante confortável, com mesas espaçosas de madeiras e amplos pé direitos.

Onde: Avenida 24 de Julho, 50

Restaurante Laurentina

O argumento da viajante Amaranta Damous pode ser crucial para optar por este restaurante de 1976 que se autointitula “o rei do bacalhau”. “Eu não sou fã de bacalhau mas os pratos de lá são excelentes. O ambiente é muito bom e o serviço também”. Ele não está num lugar muito turístico, mas vale a ida.

Onde: Avenida Conde Valbom, 71 A

bacalhau-pixabaybacalhau-pixabay

Café à Brasileira

O centenário café conta com uma estátua de Fernando Pessoa na frente, pois era ali que o poeta português costumava se reunir. Fica no bairro de Chiado, próximo ao Bairro Alto, a zona boemia de Lisboa. Além dessas atrações, tem ainda o próprio bacalhau, que a viajante Amanda, de Taubaté, provou e aprovou.

Onde: rua Garret, 120

Tipos de bacalhau

O viajante Neimar Guerra, de Lisboa, não recomenda um estabelecimento em particular. “O bacalhau é onipresente na culinária portuguesa, da mais simples tasca ao restaurante com estrelas “Michellin”, haverá sempre espaço para esta iguaria”, diz. Para ele, os melhores tipos de bacalhaus são com notas, bacalhau a gomes de sá, bacalhau a brás.

Além do bacalhau

A viajante Silvia Reis, de Porto Alegre, dá várias sugestões. Para comer quando já estiver enjoado de tanto bacalhau, o arroz de tamboril é uma boa. As migas à alentejanas (pão com carne de porco preparado com alho e massa de pimentão) também são ótima pedidas, principalmente a francesinha e o caldo verde.

De opções de doces, pastéis de Belém e travesseiros de Sintra.

Conhece mais lugares para comer um bom bacalhau em Lisboa? Deixe sua dica de viagem e inspire viajantes.