8 sugestões de passeios para curtir o Dia da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares –último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares. Mais de mil cidades brasileiras comemoram a data com feriado, entre elas São Paulo e Rio de Janeiro.
Ainda não sabe para onde ir? Que tal subir a serra e aproveitar o clima agradável no último feriado antes das festas de fim de ano.
Confira oito atrações na região serrana do Rio de Janeiro e no interior paulista.
Vila St. Gallen (Teresópolis – RJ)
Para quem procura boa gastronomia, cultura e música na região serrana do Rio de Janeiro, a Vila St. Gallen, em Teresópolis, é um destino imperdível. Réplica de uma pequena cidade homônima localizada na Suíça alemã, o espaço é composto por uma vila com capelinha, rua de comércio, agradáveis restaurantes, e por uma cervejaria – coração desta vila germânica –a Cervejaria Sankt Gallen.
O centro de experiência da cerveja Therezópolis, inspirado nas tradições europeias, recebe mais de cinco mil visitantes por mês. Entrada gratuita.
Museu Imperial (Petrópolis – RJ)
O Museu Imperial possui o principal acervo do país relativo ao império brasileiro, em especial o chamado Segundo Reinado, período governado por d. Pedro II. São cerca de 300 mil itens museológicos, arquivísticos e bibliográficos à disposição de pesquisadores e demais interessados em conhecer um pouco mais sobre o tema, além de constantes eventos, exposições e projetos educativos preparados pela nossa equipe. Entrada: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada).
Parque Ecológico Cão Sentado (Nova Friburgo – RJ)
Regina Lo Bianco/Prefeitura de Nova Friburgo
A pedra no formato de um cão sentado é acessível depois de uma caminhada de um quilômetro em meio a grutas e cavernas. A formação fica a 1.100 metros de altitude, descortinando boa parte da cidade.
A pedra do cão sentado mede 111 metros de altura. A caminhada do local varia desde passagens por trilhas dentro de uma floresta lindíssima, até pontes rústicas grutas e cavernas que conduzem ao Cão Sentado. Entrada gratuita.
Queda Paraíso Vertical (Lumiar – RJ)
André Sampaio/WikiRio
Para quem gosta de esportes radicais e natureza, Lumiar é o local ideal. A queda Paraíso Vertical, com 35m, é perfeita para a prática de cascading ou cachoeirismo.
A atividade exige bastante esforço físico e ainda conta com trechos de escalaminhadas (subida de paredões com corda) para chegar até o local. Entrada gratuita.
Moinho Povos Unidos (Holambra – SP)
É uma réplica fiel dos famosos e tradicionais moinhos holandeses.Com 38 metros de altura, o monumento oferece aos visitantes uma visão privilegiada da Capital Nacional das Flores, como Holambra é conhecida. Também é possível visitar seu interior, ricamente decorado por objetos e informações valiosas sobre a sua construção, em 2008.
Parque Turístico do Cristo Redentor (Amparo – SP)
Quem tem vontade de conhecer o Cristo Redentor, mas não pode ir até o Rio de Janeiro, outra opção pode ser esse parque em Amparo, que possui uma estátua do Cristo, de 12 metros de altura, que também fica em cima de um morro. O parque também é um bom local para os praticantes do aeromodelismo. Entrada gratuita.
Disneylândia dos Robôs (Serra Negra – SP)
Programa bem interessante para criançada. Muitas engenhocas diferentes e robôs interativos dão a tônica do local. Os brinquedos, montados com mais de 8 toneladas de sucata, representam atrações consagradas de vários países do mundo, como o presépio mecânico em homenagem a Israel.
Balneário Municipal (Águas de Lindoia – SP)
Abastecidas com água mineral, o balneário é formado por um conjunto de piscinas e serviços característicos de spas. Há banhos com propriedades medicinais, como o Stangerbad, indicado para pessoas com problemas de artrite, mas há também banhos relaxantes, aromáticos e hidratantes. Para as crianças, ainda há as opções de piscinas com tobogã. Entrada gratuita.