7 destinos imperdíveis para o público LGBT
Os roteiros de viagens para o público LGBT podem ser diferentes não porque a orientação sexual é diferente, mas porque os gays, lésbicas, bissexuais e transexuais, infelizmente, ainda podem ser vítimas de preconceito em alguns destinos, o que pode tornar desagradável uma viagem que deveria ser tranquila e inesquecível. Por outro lado, existem vários destinos ‘gay friendly’, que não só são muito receptivos e amigáveis com a diversidade, como até possuem eventos e locais especiais para o público LGBT, sendo uma excelente opção para sua próxima viagem de férias.
O pessoal do Submarino Viagens fez uma seleção de destinos especializados em oferecer tudo o que há de melhor ao público LGBT. Se você quer se divertir sem se preocupar, aproveite essas dicas.
São Paulo – Brasil
Diego Torres Silvestre/Flickr/Creative Commons
Ok, pode não ser o lugar mais bonito do Brasil, mas é um dos que melhor acolhe o público LGBT no país. Na cidade há locais excelentes com diversos restaurantes, baladas e bares para o público LGBT, como a Rua Augusta e a região da Frei Caneca. A cidade ainda recebe, anualmente, o maior evento gay do mundo, a Parada do Orgulho LGBT. A festa reúne pessoas de todo o mundo, que alegram a Avenida Paulista com muitas cores, brilho e alegria. Lá, diversidade é a palavra de ordem.
Rio de Janeiro – Brasil
Tão rico em opções de diversão noturna, o Rio de Janeiro ainda oferece suas incríveis belezas naturais. Não é à toa que a cidade recebe o título de “Cidade Maravilhosa”. Lugares como o Pão de açúcar, a lagoa Rodrigo de Freitas e praias como Leblon e Copacabana vão te fazer ter uma das melhores férias da sua vida e o melhor de tudo, sem gastar muito.
Manila – Filipinas
O povo filipino é um dos mais acolhedores do mundo para lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros. Numa pesquisa feita a nível mundial, pelo instituto Pew Research, as Filipinas ficaram entre os 10 países que melhor recebem o público LGBT.
São Francisco – EUA
Uma cidade amigável ao público LGBT por excelência. Bandeiras arco-íris enfeitam as janelas dos apartamentos em vários bairros da cidade. O bairro de Castro, provavelmente, é o reduto gay mais conhecido do mundo: tem quase todos seus bares e lojas voltados para o público LGBT.
O mês de julho é um dos mais indicados para se viajar a San Francisco, afinal, durante esse mês ocorre a semana do orgulho gay, coroada pela Parada do Orgulho LGBT, em que cerca de meio milhão de pessoas se divertem durante o último domingo do mês, além do Festival Internacional de Cinema LGBT de São Francisco, considerado o mais antigo festival de cinema dedicado à cultura gay, lésbica, bissexual, transexual e transgênera.
Copenhague – Dinamarca
Copenhague foi eleita pela “Lonely Planet”, maior editora de guias de viagem do mundo, como o destino mais gay friendly do mundo. Sendo um dos países mais abertos e tolerantes do continente Europeu, não é difícil imaginar o porquê da escolha. Lar de conquistas importantes do movimento LGBT, foi o primeiro país que reconheceu a parceria civil entre homossexuais. Do primeiro bar gay da Europa e com diversos eventos interessantes, essa cidade, definitivamente, é uma ótima opção para as férias.
Brighton, Inglaterra
Brighton é conhecida como a capital gay da Inglaterra e um autêntico ponto de referência para a comunidade LGBT. Localizada na costa sudeste da Inglaterra, Brighton tem um charme que só uma cidade de praia pode oferecer, e isso faz toda a diferença. Além disso, a comunidade gay é formada por mais de 40.000 habitantes, quase um quarto de toda a população local.
O bairro de Kemptown é o maior destaque da cena LGBT na região, com bares, livrarias, hotéis e saunas direcionadas ao público.
Berlim – Alemanha
Em Berlim, encontra-se uma das maiores cenas LGBT no mundo. Como convém a uma cidade descentralizada como Berlim, não há um distrito gay, embora existam algumas áreas com mais opções para o público LGBT.
Como São Francisco, uma boa época para viajar a Berlim é durante o mês de julho, onde grandes multidões se voltam para o Schwul-Lesbisches Strassenfest, que serve de aquecimento para o Christopher Street Day, celebração LGBT que ocorre em várias cidades da Europa nesse mês.
Além desses, existem diversos outros destinos como New York, Toronto, Nova Zelândia e muitos outros que recebem o público gay incrivelmente bem. Se você quer conhecer mais desses destinos, dê uma olhada na página sobre Turismo LGBT do Submarino Viagens.