Como passar um longo período viajando sem gastar muito

Viajar traz boas sensações e grandes experiências. Mas algumas pessoas buscam sempre por uma vivência mais profunda e intensa. Afinal de contas, muitos apaixonados por viagem cogitam reservar um período de suas vidas para viver e conhecer algum outro lugar, além de aprender mais sobre uma cultura diferente.

Como não são todas as pessoas que podem ter o privilégio de viajar a qualquer momento, o Viagem Livre preparou algumas dicas para viabilizar uma viagem para todos os bolsos. Confira abaixo:

ilustracao-volta-ao-mundo-solid-istanbul-istockilustracao-volta-ao-mundo-solid-istanbul-istock

Couchsurfing
Existem diversas opções mais atraentes que hotéis e que realmente fazem você economizar, mas qualquer forma de economia é muito importante para uma viagem longa. E na acomodação é onde, geralmente, os viajantes gastam mais dinheiro. Através do Couchsurfing você pode eliminar esse gasto com uma rede de pessoas ao redor do mundo que cedem um espaço para acomodar visitantes. Vale muito a pena.

Alimentação
Vá com a cabeça aberta e consuma alimentos corriqueiros do local. Não adianta querer comer feijoada em todo lugar do mundo, porque isso vai custar muito caro. Preferir quiosques aos restaurantes também é uma boa opção, assim como frequentar o mercado. Em muitos deles você pode encontrar saladas e alguns pratos feitos a um baixo custo.

Guarda móveis
Pagar aluguel de um imóvel onde você não vai estar, só para manter seus pertences, pode ser despesa extremamente desnecessária e poderá até fazer muita falta ao longo da viagem. Então, se você precisa deixar pertences como caixas com documentos e móveis, o ideal é procurar uma empresa de guarda móveis. É mais um exemplo das tendências de economia compartilhada; você aluga um box, a um baixo custo e mantém seus pertences em um lugar muito seguro.

Transporte
Um celular é um bom instrumento em momentos de viagem levando em conta uma possível dificuldade de comunicação. O aplicativo do Google Maps agora funciona sem internet e pode ajudar a aproveitar ao máximo os transportes públicos, o metrô e as ciclovias, além de sugerir as melhores rotas a pé. O táxi deve ser usado apenas em momentos de muita necessidade, pois encarece muito a viagem.