Há cerca de dois anos, um projeto vem mapeado todas as cachoeiras que ficam na rota turística da Estrada Real, que abrange os Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
A iniciativa é dos jovens mineiros Pedro Mendonça e Rafael Cipriani. Apaixonados por turismo ecológico, eles identificaram a falta de informação e principalmente de acesso quando começaram a percorrer as cachoeiras da região de São João del Rei, cidade onde moram.
Divulgação
Cachoeira Janela do Céu, em Conceição do Ibitipoca, em Minas Gerais
O objetivo do projeto, segundo Mendonça, é mapear as cerca de 500 cachoeiras que ficam ao longo dos 1.600 quilômetros dos três caminhos –Caminho Velho, Caminho Novo e Caminho dos Diamantes– da Estrada Real, que liga Ouro Preto até Parati (RJ).
A primeira parte do projeto foi concluída no final do ano passado com o mapeamento de 180 cachoeiras do Caminho Velho, que liga Ouro Preto, na região central de Minas, a Paraty, no litoral do Rio de Janeiro.
Divulgação
Cachoeira Santo Isidro,e m São José do Barreiro, no interior de SP
As informações estarão no aplicativo Cachoeiras Estrada Real, que será lançando nesta quarta-feira, dia 3.
Cada uma delas é descrita com vídeos, fotos e informações como localização, tempo médio de caminhada, nível de dificuldade, altura da queda d’água, dicas de segurança de modo a facilitar e orientar visitantes. As rotas foram marcadas com indicativo de bifurcações e partem sempre da sede da Prefeitura Municipal dos 21 municípios visitados até o momento.
“O usuário ainda contará com o acesso a serviços e informações sobre pousadas e restaurantes da rota, além de bancos, postos de gasolina, telefones de emergência e contato dos guias e receptivos locais, tudo geolocalizado no mapa”, conta Mendonça.
Divulgação
Cachoeira do Saco Bravo, em Paraty (RJ)
O aplicativo é totalmente gratuito para o usuário e será lançado primeiramente para sistema operacional Android. Para sistemas iOS, da Apple, o lançamento está previsto para março.
As demais cachoeiras que ficam nos trechos do Caminho Novo, de Ouro Preto ao Rio de Janeiro, e o Caminho dos Diamantes, que faz a ligação até Diamantina, serão mapeadas ainda este ano.
Estrada Real
A Estrada Real foi criado em meados do século 17, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o transporte de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro.