Estudo revela fórmula para um voo perfeito

Voo sem escalas, aeroporto de fácil acesso e pontualidade. Esses são alguns dos fatores principais que levam os viajantes brasileiros a terem um voo perfeito. Os dados fazem parte de um estudo global realizado pelo site Skyscanner, buscador de passagens aéreas, hospedagem e aluguel de carros.

O levantamento mostra que tanto para voos curtos quanto para longos, o fator determinante para começar uma viagem tranquila é não ter escalas. Para rotas mais curtas, 72% dos respondentes preferem voos diretos, e, para as longas, 47%. O segundo ponto mais votado (42%) foi a localização do aeroporto, seguido pela pontualidade do voo (32% para curtos e 37% nos longos).

iStock

O voo perfeito é de manhã, com espaço para perna de 40” e pontualidade com pontuação próxima a 100.

Já o horário perfeito para voar tem diferenças entre os voos. O período da manhã é o preferido para viagens curtas e, entre 22h e 5h, é a opção mais votada para longas jornadas.

O estudo também identificou uma série de fatores que contribui para o voo perfeito de um viajante. Poltronas espaçosas, chance reduzida de sentir turbulência, saber que pagou um ótimo preço nas passagens, atendimento atencioso com comida e bebida de qualidade, vistas deslumbrantes durante o voo e até poltrona vizinha desocupada foram citados como primordiais para aumentar a felicidade em voo.

A fórmula

A partir dos dados de preferências dos viajantes, o Skyscanner recrutou a ajuda de Eugenia Cheng, professora adjunta de matemática da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, para criar uma fórmula que identifica o que torna um voo perfeito.

A conta mágica para descobrir se o voo será bom ou não tem como enfoque os três fatores mais citados pelos entrevistados como os mais importantes na hora de comprar a passagem aérea –horário, pontualidade e espaço para as pernas.

O voo perfeito é de manhã, com espaço para perna de 40” e pontualidade com pontuação próxima a 100. Já um voo com baixa pontuação terá várias paradas, atrasos e horários inconvenientes.

Infografico_Voo_PerfeitoInfografico_Voo_Perfeito

Dicas para um voo perfeito

A fim de ajudar os viajantes a encontrar o seu voo perfeito, o Skyscanner criou uma série de guias práticos com dicas de quais companhias aéreas são mais pontuais, como minimizar a turbulência e maximizar as chances de conseguir um assento vazio ao lado do seu,  ter mais espaço para pernas, além das rotas que oferecem as melhores vistas.

Quase 40% dos passageiros entrevistados pelo site citaram a pontualidade como o fator mais importante para o voo perfeito. Historicamente, as viagens na parte da manhã são as mais pontuais, pois existem menos voos muito tarde da noite e muito cedo de manhã que possam atrapalhar a programação.

De acordo com a On-Time Performance Service Awards de 2015, na América Latina, viajar com a Copa, TAM (única brasileira) ou Avianca garante um voo na hora, já na América do Norte, as mais indicadas são Alaska Airlines, WestJet ou Delta Airlines, e na Europa, Iberia, LOT e KLM, são as mais pontuais, seguidas pela Austrian e Aegean Airlines.

Segundo especialistas, optar por assentos situados sobre as asas do avião e próximos ao centro de gravidade da aeronave pode minimizar os efeitos da turbulência.  Durante condições instáveis, os passageiros sentados na parte posterior do avião terão uma viagem mais agitada.

Outra dica é escolher um voo durante a noite (ou de manhã cedo) que pode diminuir a chance de aviões enfrentarem turbulências. Isso devido às velocidades reduzidas do vento e ao fato de que as tempestades tendem a se dissipar durante a noite.