Abracorp anuncia plano com 7 itens contra “canibalização” do mercado
LISBOA – A diretoria da Abracorp junto com seus associados divulgou nesta quinta-feira (01) um plano estratégico baseado em três pilares – inteligência de mercado, sustentabilidade e um programa colaborativo – que serão implementados em sete itens com o objetivo de frear o que foi definido como uma verdadeira “canibalização do mercado” em função da verdadeira guerra de preços com fornecedores. O presidente da Abracorp, Rubens Schwartzmann, que assumiu o cargo em abril deste ano, lembrou que os associados estão preocupados.
“O fee cobrados pelas TCMs está sendo pressionado e há uma confusão na interpretação no que se refere a sustentabilidade de uma empresa. A competição é sempre saudável, mas vários fatores, como a crise econômica e a necessidade de mudança de preços, como tem acontecido com as aéreas e hotéis, geraram um processo onde todos que atuam no corporativo acabam perdendo pela forma como está acontecendo nas negociações”.
O executivo lembrou que a Abracorp não tem o papel de regular preços, mas criticou o modo como os acordos estão sendo realizados. O dirigente confirmou ainda que durante a Convenção anual da Abracorp, que acontece até o dia 04 em Lisboa, será elaborado um documento conjunto com sete ações que a seu ver poderão não apenas fortalecer a Abracorp, como também regular melhor o mercado. Os itens são os seguintes:
1. Fortalecimento da marca com melhores práticas e prêmio Work de mercado
2. Adoção de melhores práticas de governança
3. Mediação de conflitos
4. Criação de Comitês e Grupos de Trabalhos
5. Melhores negociação com fornecedores
6. Utilização de ferramentas de benchmarketing para fornecimento de dados ao mercado
7. Programas de Capacitação