Accor integra hotéis independentes em seu portfólio

Henrique Campolina, Patrick Mendes e Guillaume de Marcillac

Henrique Campolina, Patrick Mendes e Guillaume de Marcillac

A AccorHotels acaba de anunciar oficialmente sua nova estratégia de negócio para a América do Sul, a distribuição de hotéis independentes em seu site (accorhotels.com). Por meio do Fastbooking, o grupo permitirá que os hotéis independentes possam ter seu conteúdo disponibilizado na plataforma para venda. Segundo Patrick Mendes, CEO da AccorHotels América do Sul, o objetivo é tornar a rede a maior referência para os viajantes de lazer e negócios.

“Esta é uma iniciativa inovadora no mundo, diferente de todos os outros grupos. Queremos ser precursores na distribuição com objetivo de aumentar o número de consumidores usando nosso website. Assim, vamos ganhar a confiança deles e conseguir atender todas as suas necessidades em qualquer cidade, seja com hotéis de nossas marcas ou de hotéis associados”, explicou.

O Fastbooking já cobre a Europa e a Ásia com mais de 4 mil hotéis parceiros em mais de 100 países, que geram 1,2 milhão de transações por ano e mais de 1,2 bilhão de euros para os clientes. No Brasil, a estratégia é oferecer até 2017 pelo menos 200 hotéis independentes em 30 cidades. Em uma segunda fase, o projeto será levado a toda América do Sul. Além disso, a plataforma permite ainda oferecer aos parceiros serviços para melhorar seu desempenho na web.

De acordo com Guillaume de Marcillac, CO-CEO da Fastbooking, o principal da empresa é oferecer aos hotéis independentes uma maior visibilidade e tráfego para que eles possam ser cada vez mais independentes de grandes distribuidores na web. “Otimizando a gestão e melhorando a performance os hotéis ficam menos reféns dos grandes players distribuidores e OTAs”, afirmou.

Segundo Henrique Campolina, gerente do Fastbooking Brasil, os hotéis parceiros estão sendo selecionados a partir de critérios como localização, categoria e qualidade. A ideia é agregar uma oferta que complemente a já existente da Accor na região. No Brasil, os dois primeiros hotéis a fazerem parte do projeto são do Senac: Grande Hotel São Pedro e Grande Hotel Campos do Jordão.

A meta do grupo é incrementar o site em pelo menos 10 mil novos hotéis, unindo os mais de 4 mil empreendimentos próprios e operados pela Accor e os mais de 6 mil hotéis independentes parceiros no mundo todo. Para aderir ao Fastbooking, não existe taxa e a comissão para os hotéis é de 16% + impostos a partir de 2018; e uma taxa promocional de 14% será aplicada em 2017 para os primeiros participantes.

Benefícios – Os hotéis independentes que se juntarem a AccorHotels no projeto poderão se beneficiar mantendo sua identidade e recebendo informações compartilhadas dos clientes do grupo. Além disso, os hospedes desses hotéis poderão fazer parte do programa de fidelidade LeClub, que conta hoje com 30 milhões de participantes, sendo 3 milhões dele só no país.