Apenas cinco aeroportos tiveram queda na média de avaliação dos passageiros
Como acontece a cada trimestre, o Ministério dos Transportes divulga a pesquisa de satisfação dos passageiros com relação aos aeroportos nacionais. Para o último trimestre de 2016, o Aeroporto de Salvador ficou na lanterna como o mais mal avaliado entre os 15 aeroportos que fazem parte da pesquisa. O destaque foi mesmo para o Aeroporto de Curitiba, apontado pelos passageiros como o melhor aeroporto do país pela terceira vez consecutiva.
Nesta lista, apenas cinco aeroportos tiveram queda na média de avaliação dos passageiros: Guarulhos, Fortaleza, Campinas, Santos Dumont/RJ e Salvador. É bom lembrar que as notas variam de 1 a 5 e colocou Salvador com apenas 3,77, abaixo até do que o registrado no terceiro trimestre, quando a nota chegou a 3,86. Já a lider Curitiba teve uma nota de 4,72 no trimestre, acima até dos 4,68 registrados no 3T16.
A pesquisa ouviu 14.085 passageiros no total, sendo 9.037 de voos domésticos e 5.048 de voos internacionais. Esses passageiros atribuem notas que variam de 1 a 5 para serviços e a estrutura oferecidos nesses 15 aeroportos, desde a limpeza dos banheiros até o tempo para restituição das bagagens, num total de 37 itens. Além disso, dão uma nota geral para o aeroporto.
Com relação às aéreas, a Azul foi a companhia com o menor tempo médio de espera na fila do check-in: seis minutos e 13 segundos. O tempo médio da Gol foi de 10 minutos e 18 segundos, da Latam de 10 minutos e 23 segundos e, da Avianca, 12 minutos e 30 segundos. Com relação ao tempo de restituição de bagagem, a Gol tem o menor tempo: 9 minutos e seis segundos. Ela vem seguida pela Latam, com 10 minutos e sete segundos, pela Azul, com 11 minutos e dois segundos, e pela Avianca, com tempo de 12 minutos e 33 segundos.