Aeroportos registram 91% de aprovação na Paralimpíada

Aeroportos registraram 91% de aprovação na Paralimpíada – Foto: EBC

A Paralimpíada Rio 2016 representou um recorde para os aeroportos em relação aos índices de satisfação e pontualidade. Dados divulgados pela Secretaria de Aviação Civil na tarde desta quinta-feira (22), registraram 91% de aprovação dos passageiros e 95,3% de pontualidade nos voos.
Este é o índice mais alto já registrado pela série histórica que mede a opinião dos viajantes. Em uma escala de 1 a 5, a nota média da avaliação alcançou 4,30, superando inclusive o índice obtido durante a Olimpíada (4,27).

A pesquisa foi realizada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. E tem como base o período de 1 a 19 de setembro, que compreende desde as chegadas até o pico de partidas do evento (dia 19).

“Este foi o nosso grande trunfo, em especial no Galeão, Santos Dumont e Guarulhos: oferecer, nos aeroportos, que são entes públicos, a acessibilidade adequada. Preocupar-se com o cuidado, a prontidão, a ajuda profissional e irrestrita em cada etapa do embarque ou desembarque faz parte da nossa missão, que é, em suma, a de demonstrar respeito e realizar um atendimento digno a essas pessoas”, afirma o diretor de Gestão Aeroportuária do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Paulo Henrique Possas.

O aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, embarcou cerca de mil passageiros em cadeiras de rodas em um só dia, número 14 vezes maior que a média. Estima-se que cerca de 3,3 mil cadeirantes passaram pelo terminal durante os jogos.

Durante esse período, os nove principais aeroportos do evento (Galeão, Santos Dumont, Guarulhos, Congonhas, Viracopos, Confins, Brasília, Salvador e Manaus) movimentaram 6,56 milhões de pessoas, sendo 440 mil provenientes de voos não regulares. Foram registradas ainda 28,2 mil partidas de aeronaves, o que representa uma média diária de 2,5 mil decolagens. Os números referem-se aos primeiros 20 dias de setembro.