Mídia Turis

Airbnb vai lançar sistema que eleva preço de locação conforme procura

O site e aplicativo de hospedagem Airbnb se prepara para lanar preos variveis para seus imveis, seguindo o exemplo da hotelaria tradicional, em meio a um esforo mais amplo para recrutar mais locadores, j que a procura vem superando a oferta.

A deciso surge em um momento no qual a companhia de San Francisco comea a enfrentar mais concorrncia.

Na semana passada, o grupo de servios on-line de viagens Expedia pagou US$ 3,9 bilhes pela aquisio da HomeAway, rival do Airbnb que se especializa em locao de imveis para frias.

O grupo de viagens Priceline tambm se expandiu nessa rea pela subsidiria Booking.com, que oferece trs vezes mais acomodaes no hoteleiras, incluindo apartamentos, que o Airbnb.

“Nossa procura cresceu ligeiramente mais rpido que a oferta”, disse Chip Conley, diretor de servios de hospitalidade da empresa.

O nmero de imveis oferecidos no Airbnb subiu 75% nos 12 ltimos meses, para 1,75 milho. A companhia no informou o excedente de pedidos que registra, mas o nmero de viagens de vero de seus usurios no hemisfrio Norte mais que dobrou neste ano.

O Airbnb tenta convencer os locadores atuais a receber mais hspedes. Novos recursos como fechaduras inteligentes, que podem permitir a entrada no imvel na ausncia do locador, e vantagens como programas de orientao para os locadores representam uma tentativa de enfrentar o problema.

A companhia tambm est expandindo um programa de seguros de US$ 1 milho para os locadores, a fim de cobrir todos os 110 pases nos quais oferece imveis.

O Airbnb espera que seu novo sistema de preos eleve tanto o faturamento dos locadores quanto o seu –a empresa recebe comisso.

Os locadores que empregaram o sistema de preos variveis obtiveram 13% mais faturamento em um perodo de testes, comparados aos locadores que no o fizeram.

COMO FUNCIONAR

O novo sistema ajustar os preos de locao com base em mudanas na procura em tempo real. O locador que optar por usar o sistema poder determinar preos mximos e mnimos e com que frequncia deseja receber hspedes.

Um algoritmo cuida do resto, monitorando as tendncias de procura e automaticamente alterando os preos, que podem cair em dias de semana, por exemplo, ou subir durante um evento.

Traduo de PAULO MIGLIACCI